SOROCABA E REGIÃO

Procura cresce e CVV busca voluntários


A partir de medidas que facilitaram o acesso aos atendimentos, o Centro de Valorização da Vida (CVV) tem sentido um aumento significativo na demanda e com isso também maior necessidade de voluntários. Até 30 de junho, todo o País fará parte da rede de apoio do CVV por meio do número 188 -- que possibilita a realização de ligações gratuitas, de linha fixa ou móvel para o atendimento de apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Por meio do 188, os voluntários atendem ligações de todas as partes do País. Com o objetivo de dobrar o número de voluntários, a unidade de Sorocaba iniciará um novo curso gratuito para seleção e capacitação de voluntários.


Alvarenga é o coordenador - LUIZ SETTI / ARQUIVO JCS (31/8/2016) Alvarenga é o coordenador - LUIZ SETTI / ARQUIVO JCS (31/8/2016)


De acordo com o coordenador de comunicação do CVV Sorocaba, Alcebíades Alvarenga, são atendidas 6 mil ligações ao mês na unidade do município, que conta atualmente com aproximadamente 80 voluntários. "Em Sorocaba é a todo instante, um dia desses atendi em quatro horas 30 pessoas", relata Alvarenga. Segundo o voluntário, também influenciam para o aumento dos atendimentos o individualismo e velocidade da sociedade atual, além de conflitos familiares. "Tudo isso acaba gerando angústia entre as pessoas e vai sufocando até que ela acha que não vale a pena viver", avalia. O CVV atende com absoluto sigilo, presencialmente, pelo chat, via WhatsApp (15 - 99136-4112) e pelo número 188. Mais informações: www.cvv.org.br.

Todas as aulas do curso serão presenciais na rua Dr. Nogueira Martins, 334, sede do CVV em Sorocaba, onde também será realizado o trabalho voluntário semanalmente. Não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados podem se inscrever 10 minutos antes do início da primeira aula em cada turma.

A primeira turma terá aulas aos sábados, com início no próximo dia 23, das 14h às 18h. A segunda turma participará de aulas à tarde, com início dia 25 (uma segunda-feira), das 14h30 às 16h30. E a terceira turma tem aulas à noite, também com início no dia 25, das 20h às 22h. Para participar é necessário ter a idade mínima de 18 anos e disponibilidade de quatro horas semanais para o plantão de atendimento. Serão realizadas aulas teóricas e práticas.