CULTURA

3ª edição do Festival DançAção tem mais de 60 grupos participantes


Com mais de 200 coreografias inscritas, começa nesta quinta-feira (28) e prossegue até domingo (1º), no Teatro Municipal, a 3ª edição do Festival de Dança de Sorocaba -- DançAção. A mostra competitiva tem entrada gratuita e a cada noite contará com abertura de renomadas companhias de dança convidadas. A programação também inclui oficinas gratuitas, workshops voltados a profissionais da dança e apresentações em palcos paralelos.

A programação no Municipal começa sempre às 18h e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. É facultativa a doação de um litro de leite que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.

O DançAção é promovido pela ASPD - Associação Sorocabana Pró-Dança, com o apoio da Secretaria da Cultura e do Turismo de Sorocaba, do Shopping Cidade e patrocínio da Secretaria do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, Imprensa Oficial e da Unimed Sorocaba.

De acordo com Graça Giradi, gestora do projeto, mais de 60 grupos de Sorocaba, de cidades da região e até de municípios fora do estado de São Paulo se inscreveram no Festival e apresentarão um total de 208 coreografias. Serão concedidos diversos prêmios, totalizando R$ 13 mil.

Na quinta, a mostra competitiva será dividida entre as seguintes categorias: balé clássico livre, balé clássico de repertório e estilo livre. Na sexta (29), a competição prossegue com balé clássico livre e de repertório, estilo livre e contemporâneo. Danças árabes, dança de salão e jazz serão as categorias das mostras de sábado (30). Já no domingo, a competição será de coreografias de sapateado, danças populares e danças urbanas.

Oficinas gratuitas

Além de espectadores, o público poderá participar de aulas e oficinas gratuitas que acontecerão durante o Festival nas tendas que serão montadas no gramado anexo ao Municipal. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente pelo site www.festivaldancacao.com.br. Para professores e profissionais da dança também serão oferecidos cursos, oficinas e palestras pagas e ainda há vagas disponíveis.

Espetáculos de companhias convidadas

A abertura do festival ocorre na quinta com o espetáculo de balé clássico "Pas de Deux: Romeu e Julieta", com Larissa Luna (melhor bailarina em Joinville 2016) e Marcos Silva (melhor bailarino em Joinville 2017), da Cia. Paulista de Dança Adriana Assaf.

Na sexta-feira, a abertura ficará a cargo da Cia. Pavilhão D, que apresentará com 15 bailarinos o espetáculo "Relações humanas". No sábado, o Municipal recebe dança de salão com a dupla Sheila Santos e Marcelo Grangeiro, vencedor do quadro "Dança dos Famosos" e Munira Magharib, ícone da dança do ventre. Além da cerimônia de premiação, com entrega dos prêmios em dinheiro às coreografias vencedoras, o encerramento contará com a Companhia de Danças Millennium, pentacampeã do Festival de Joinville, com o espetáculo "Evolução do Homem".

Palcos paralelos

Além do TMTV, o DançAção também levará apresentações de dança para as entidades assistenciais Creche Especial Maria Claro e Lar São Vicente de Paula. Haverá, ainda, apresentações de balé, jazz, sapateado, entre outras modalidades, no Shopping Cidade, na sexta, às 16h e às 20h; no sábado, às 15h e às 19h e no domingo, às 15h. A entrada é gratuita.