SOROCABA E REGIÃO

Prefeitura anuncia mudanças no Portal da Transparência




	 Novidades foram apresentadas para jornalistas e servidores públicos - EMÍDIO MARQUES Novidades foram apresentadas para jornalistas e servidores públicos - EMÍDIO MARQUES

A Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quinta-feira (09) mudanças no Portal da Transparência. Uma delas está relacionada à publicação detalhada com as despesas miúdas de pronto pagamento, a chamada verbinha. Foram anunciadas também outras alterações, como inserção de novas informações e a possibilidade de consulta de processos de forma on-line. As novas ferramentas foram apresentadas em palestras que ocorreram no Paço Municipal para profissionais da imprensa e funcionários públicos da Prefeitura e da Câmara. Recentemente, o Cruzeiro do Sul publicou reportagem onde tratava da dificuldade em se obter informações no Portal da Transparência.

Entre as novidades, em breve, conforme promete o Executivo, será possível ter todas as informações relacionadas aos gastos com a verbinha. O detalhamento deve incluir, por exemplo, a nota fiscal referente à despesa. Outra novidade está vinculada à locação de imóveis pela Prefeitura de Sorocaba. Todos os contratos firmados pelo Executivo estarão publicadas no Portal. A promessa é de que haja também todas as prestações de contas do Terceiro Setor. No Portal ainda poderão ser consultados os valores arrecadados com multa de trânsito e os valores dos depósitos de precatórios. Algumas ferramentas estão em homologação.

O evento contou com a presença do secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, do secretário do Gabinete Central, Eric Vieira, além da ouvidora geral do município, Liliana de Jesus, e do corregedor geral, Carlos Rocco.

Reportagem publicada pelo Cruzeiro do Sul em 10 de junho apontou alguns problemas no Portal da Transparência da Prefeitura de Sorocaba. Foram listados 11 deles, que iam desde a dificuldade de navegação, passando pela impossibilidade em se obter informações, até a ausência de dados e ferramentas.