CULTURA

Piedadense Fabio Prumo lança hoje a obra 'Os filhos de Elator'


Radicado na França há 17 anos, o escritor piedadense Fabio Prumo lança neste sábado (18) em Sorocaba o livro de literatura fantástica "Os filhos de Elator". A sessão de autógrafos acontece às 17h30, na Livraria Nobel (avenida Barão de Tatuí, 867).

O livro conta a história de alguns personagens que descobrem ter poderes especiais e precisam usá-los para proteger um registro sagrado. Eles desejam levar o tal registro para a capital do país, mas o problema é que a nação está em guerra e eles têm que enfrentar lugares, pessoas e criaturas bem perigosas.

O autor conta que precisou de mais de dez anos para conclui sua primeira ficção, já que a produziu em meio ao ritmo puxado de mestrado e doutorado na Universidade de Sorbonne, onde especializou-se em literatura infanto-juvenil e dedica boa parte da sua vida entre o ensino universitário e as traduções. "Comecei a escrever "Os filhos de Elator" com 27 anos. Tive um sonho um pouco louco na época, com soldados vestidos de branco e montados em avestruzes. Quando acordei eu me disse "Tá aí uma coisa legal de se pôr num livro". Foi o pontapé inicial. Era só um detalhe, uma "cena". Precisava inventar todo o resto", comenta.

Desde então, Prumo passou a criar narrativa e personagens "por puro prazer", sem urgência em terminar o livro. "Às vezes passava dias pensando no desenrolar da história." Já a publicação foi viabilizada recentemente por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Maturidade

Segundo o autor, este significativo de uma década dedicado ao livro, lapidando ideias e decantando o texto, contribuiu decisivamente para dar mais maturidade à narrativa e mais complexidade aos personagens. "Cheguei a ficar um ano sem ler o que havia escrito, quando eu relia, era uma redescoberta muito prazerosa. Também havia partes que pensava "Puxa, que porcaria! Como pude escrever isso?"", detalha.

De acordo com o escritor, o livro se enquadra no gênero de literatura fantástica, já que é voltado ao público jovem e tem como inspiração obras como "O Senhor dos anéis" e "Hobbit". "Houve também outras influências vindas de desenhos animados como "A caverna do dragão", videogames, HQ, lendas indígenas, etc. Tudo isso fez o meu caldeirão de criatividade ferver e criar o meu próprio universo fantástico", complementa.