Sandro Oliveira, que estuda no Louvre, escolhe Sorocaba para sua primeira exposição
O artista brasileiro Sandro Oliveira, radicado na França há quatro anos, escolheu Sorocaba para realizar sua primeira exposição. Intitulada "O olhar de um turista", a exposição, que começa hoje no Palacete Scarpa e fica até o dia 10 de março, conta com 10 telas e 16 fotografias. Depois da exposição por aqui, o artista leva seus trabalhos para Marrakesh e Paris.
Conforme Oliveira, as telas e imagens retratam a visão dele enquanto um turista em Paris. Nas fotografias, as imagens de endereços tradicionais foram captadas em branco e preto; enquanto que nas telas, o predomínio é das cores quentes. Para ele, uma herança brasileira que faz questão de deixar vir à tona na tela. "Muitos artistas brasileiros na Europa tentam ocultar sua brasilidade. Eu prefiro evidenciá-la", contou.
Natural de Guaratinguetá, Oliveira conheceu Sorocaba através do amigo Adriano Cintra, que o ajudou nos contatos para a montagem da exposição. "Amei Sorocaba, achei uma cidade bastante limpa", argumentou o artista em sua primeira visita.
Atualmente, ele estuda no Louvre (além de estudar literatura francesa na Sorbonne), escola onde passou também o pintor espanhol Pablo Picasso. Oliveira, que desde pequeno dava indícios de que seguiria pelo rumo da arte, contou que assim que apresentou seus trabalhos à diretora da escola francesa, ouviu que seria "adotado" por ela. A adoção, nesse caso, trata-se de uma atenção maior ao artista brasileiro, no direcionamento de sua produção.
Ele, que não se define como seguidor de nenhuma das escolas de pintura, falou que foi a partir desse direcionamento que conseguiu achar uma "identidade" para suas obras.
Pelo mundo
Ao todo, o artista acredita que já produziu mais de 600 trabalhos. Muitos desses vendidos a baronesas, parentes de reis, entre outros afortunados mundo afora. Um pouco do que está com o artista poderá ser conferido na exposição, como a tela de uma Mona Lisa "crazy", segundo o artista. Suando muito, Mona Lisa aparece envolta a muitas cores e em vez do inconfundível e indecifrável risinho traz uma fisionomia de cansaço com tamanha exposição.
O Palacete Scarpa está na Rua Souza Pereira, 448, Centro. A entrada é franca. Outras informações: (15) 3211-2902 ou (15) 3211-2911.