PRESENÇA

Roberta Miranda fala do desafio no "Dança dos Famosos"


A coluna Presença encontrou a cantora e compositora Roberta Miranda, em Paraty (RJ) no último dia 28, e aproveitou a oportunidade para um bate-papo exclusivo com a artista, que estava hospedada na Pousada Villa Harmonia, a mesma em que ficou a reportagem. Atração da Festa do Peão de Boiadeiro, realizada naquela cidade, a cantora, bastante simpática, ficou super à vontade para contar detalhes da carreira e da sua participação no quadro "Dança dos Famosos", do programa Domingão do Faustão, da rede Globo.

Roberta Miranda chegou no hotel no horário do almoço e aceitou dar entrevista à noite, minutos antes de seguir para o show. A cantora revelou que a rotina é sempre bem agitada e quando chega nas cidades onde se apresenta costuma passar o dia descansando. "Nem saio do hotel, acabo nem conhecendo a cidade", comenta a artista.

Ao longo da conversa, Roberta Miranda logo confessa estar vivendo um desafio, ao aceitar o convite para participar do quadro "Dança do Famosos", e dispara uma risada sincera por ter sido a primeira participante a deixar o quadro. "A Roberta não é bailarina, não é dançarina, isso foi uma grande brincadeira, um grande desafio, uma coragem tremenda, pois você está ali na vitrine para porradas ou para elogios. As pessoas, principalmente os brasileiros, têm uma necessidade de um vencedor; parece que esquecem, de repente, o trabalho da Roberta Miranda como cantora e compositora e começam a cobrar uma coisa que eu nunca fiz, ao ponto do Faustão me pedir para cantar a música de lançamento do meu CD e me dar um branco, vou fazer o quê? Eu fui construída psicologicamente naquele momento, enquanto ele estava conversando comigo e eu estava ali contando a coreografia, e me deu aquele branco", confessa. A estreia de Roberta Miranda no quadro deu mesmo o que falar e gerou vários comentários no twitter, onde ela chegou inclusive a ficar em sétimo lugar nos assuntos mais comentados na rede social. Na internet, a maioria das pessoas comentou que faltou um pouco de requebrado para a cantora. "No palco, eu faço aqueles passinhos medíocres que o corpo pede, agora ser coreografada, onde tem que ser tudo dentro de um quadrado é complicado; para você ter uma ideia, aquela coreografia a gente contou vinte itens em uma semana, nem se eu fosse uma bailarina quando criança eu daria conta, então isso é exercício de superação", revela.

Um exemplo para mulheres

Ao se comparar com as outras participantes, Roberta Miranda acredita sim ser um exemplo para muitas mulheres que querem aprender a dançar. "É essa a intenção, ali a gente concorre com meninas de 22, 28 e 30 anos, até aí tudo bem, mas a Roberta tem sim uma desvantagem; uma é rainha da bateria que é a Ellen Rocche, outra fez bale desde criança, coisa que você não esquece. Eu entrei crua, coisa que sempre digo, entrei cega e hoje sou míope para a dança, e isso é uma luz", comemora a cantora que está aguardando o retorno da respescagem. "Já que entrei numa brincadeira séria, eu quero dar o melhor, e eu sei que isso não prejudica em nada minha carreira, que já está consagrada, consolidada, mas a gente tem a vaidade da gente, e a dança é muito importante para o físico e para a mente, ainda é tempo de tomar gosto como eu estou tomando e com certeza colocarei no meu DVD pelo menos uma música coreografada", revela a cantora, que acabou de completar 25 anos de carreira e está divulgando seu mais novo CD "Sorrir faz a vida valer". "Esse novo trabalho saiu em dezembro, é um trabalho autoral e elaborado passo a passo com meus twitteiros que são meus fãs. Eu não só tenho fãs que respondem ao twitter brasileiro, mas tenho fãs de outros países, como Boston, Portugal, Canadá e Alemanha", comenta. Apesar de achar o twitter um meio de comunicação muito forte, revela que teve resistência a ele. "Primeiro eu resisti a entrar e quando eu entrei eu quis fazer a diferença, eu quis humanizar mais o twitter, até disseram que eu estava mudando a forma do twitter para chat, mas o importante é isso, é interagir; eu fico 40 minutos, duas horas (já fiquei até três horas) interagindo e conversando", comenta.

Roberta Miranda aproveitou para falar que está feliz com a carreira. Já cantou ao lado de Roberto Carlos e Maria Bethania (..."era um sonho cantar com ela"...) e define-se como uma artista que alcançou todas as grandes massas sem nenhum tipo de preconceito, mostrando seriedade, amor e paixão naquilo que faz.

Sertanejo "à la Julio Iglesias e Roberto Carlos"

Sobre a música que canta, Roberta define como um estilo mais romântico. "Nenhum de nós, desde o Chitão, passando por outros, chegando a mim, tem aquele sertanejo raiz, mas a gente tem aquele sertanejo "a la Julio Iglesias e Roberto Carlos". Meu show é eclético, é pra cima, dançante, mas eu não saio da minha essência, da música que fala de amor e daí por diante."