SOROCABA E REGIÃO

Mais de 1.500 pessoas viram as manobras radicais com bicicletas

Cerca de 1.500 pessoas assistiram, no Via Viva do último domingo (28), às demonstrações de manobras radicais feitas com bicicletas.O grupo Amigos do BMX (ABBMX)veio de São Paulopara se apresentar no circuito especial montado na rua Luiza Lopes de Mello Braga, uma das travessas da avenida Itavuvu. Paulo Charabe, coordenador do grupo,afirmou que "nosso objetivo é educar o ciclista para as manobras radicais ou para o simples empinar de bicicleta. Antes de tudo, é preciso treinar muito e só fazer esses movimentos em locais adequados, não nas ruas, em meio ao trânsito, pois isto compromete a segurança", salientou.

Já, para as crianças e jovens interessados em aprenderas primeiras pedaladas, a Escola do Pedala Sorocaba foi o espaço preferido da garotadae até de alguns adultos que ainda não sabem se equilibrar em duas rodas. Em 15 edições do Via Viva, pelo menos duas mil crianças já participaram dessas aulas.As crianças com bikepuderam participar de oficinas de manobras durante todo o período da manhã. Ao lado delas, os pilotos Rona Ferrier, Gilson Souza e Francisco Pekeno fizeram apresentações especiais ao público.Rona Ferrier encerrou o evento saltando em rampa e em looping (manobra de 360 graus).

"Foi uma manhã animada, em que a garotada curtiu muito a bike e ensaiou manobras variadas. Em nosso cálculo, passaram pelo circuito pelo menos quinhentos ciclistas, além de 1.500 expectadores", afirmou Paulo Charaba.Uma das participantes do evento foi Bruna Panzarin, 12 anos, moradora do Parque das Laranjeiras. Ela disse que sempre vai ao Via Viva para andar de bicicleta. "É muito bom este espaço porque na rua os motoristas não respeitam a gente. Foi interessante também ter participado deste aprendizado com as feras do BMX, é um espetáculo maravilho as manobras que esses pilotos fazem", contou entusiasmada.

Escola do Pedala

Desde a primeira edição do Via Viva, o Projeto Pedala está presente. "Montamos uma escolinha com o intuito de ensinar a criança a andar de bicicleta, a respeitar as regras do trânsito e da segurança no pedal. O projeto fez muito sucesso e, por isso, desejamos intensificá-lo", disse o engenheiro José Carlos de Almeida, assessor técnico da Urbes. O coordenador do projeto, professor Erlon Marum, afirmou que atédomingo já passaram pela escolinha, 2.500 crianças. "Elas chegam aqui andando com rodinhas laterais, que lhes garantem o equilíbrio e vão ganhando, a cada domingo, mais segurança até que conseguem andar sem aquele auxílio", contou.

"Atualmente, há treze bicicletas à disposição do público. Antes de dar voltas pelo circuito do Pedala, os interessados assistem a uma palestra", conforme disse Erlon Marum. Há duas edições do Via Viva, as aulas são dadas também para adultos. "Devido ao crescente interesse, vamos ampliar o número de bicicletas, colocando, em breve, mais dez à disposição do público", afirmou José Carlos. As novas bicicletas terão aros 20 e 24. "Eles possuem um tamanho intermediário, que é o ideal para a média da altura do público brasileiro, que é de 1,60m. Isso dá mais segurança para o ciclista", explicou Marum.