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Fiat 500 chega ao Brasil com preço competitivo

Adalberto Vieira
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Miami, Florida - O Fiat "Cinquecento" chega renovado ao Brasil. O carro de design elegante e premiadíssimo, depois de passar por várias modificações, sobretudo estruturais, chega em cinco versões de acabamento, duas motorizações e três tipos de câmbio. Fabricado em Toluca, México, o carro que chega aos mais 560 concessionários brasileiros da marca deixa de ser um "carro de imagem" como são definidos os modelos com design sofisticado e preço salgado para brigar no mercado. Isto porque o Fiat 500 lançado em 2009 no Brasil (2007 na Europa) era fabricado na Polônia e pagava 35% de imposto de importação ao entrar no Brasil. O "500" 2012, produzido no México, graças ao acordo bilateral na área automotiva, não paga esse tributo e chega com preços bem mais em conta. A versão de entrada do "500" polonês custava em torno de R$ 60 mi. O carro mexicano, na versão Cult, muito bem equipado, custa a partir de R$ 39.900.

Com esse preço, o Fiat 500 deixa de ser um carro para poucos e briga em pé de igualdade com hatches nacionais e importados. O carro é bastante completo, com itens de série praticamente não encontrados em carros dessa categoria e faixa de preço. O lançamento do novo 500 faz parte de uma estratégia mundial da marca italiana, cujo objetivo principal foi a volta da Fiat aos Estados Unidos. Ausente por décadas do segundo mercado mundial, a Fiat volta depois de conseguir o controle acionário da Chrysler, empresa da qual detém hoje 53% das ações, participação que deve aumentar nos próximos meses.

Para ser vendido no mercado norte-americano (além de México e Canadá), e atender à rigorosa legislação da América do Norte no que diz respeito à segurança, o Fiat 500 passou por uma série de adaptações e quem sai beneficiado é o consumidor brasileiro. O carro recebeu reforços na estrutura e suspensão. Ficou ainda mais rígido e seguro que o modelo fabricado na Europa. O novo carro foi apresentado à imprensa especializada da América do Sul em Miami, em um evento que também teve o objetivo de marcar a chegada da marca italiana nos Estados Unidos.
Inicialmente, a diretoria de vendas da Fiat calcula que venderá entre 1.000 e 1.500 unidades do 500 mexicano por mês. Até o presidente da Fiat para a América do Sul, Cledorvino Bellini, acha pouco, levando-se em conta o tamanho da rede de concessionários da Fiat e o custo-benefício do sub-compacto.

O Fiat 500 "made in Mexico" chega ao Brasil em cinco versões. A de entrada e certamente a que terá maior fatia de vendas é a Cult. Essa versão tem motor EVO 1.4 flex brasileiro (o mesmo propulsor usado no novo Uno) e duas opções de câmbio - manual de cinco velocidades e Dualogic, de cinco velocidades. Apesar de ser a versão de entrada (a partir de R$ 39.900), o Fiat 500 Cult é um carro completo. O motor EVO 1.4 flex gera 85 cv de potência abastecido com gasolina e 88 cv com etanol. Traz de série direção elétrica Dual Drive, airbag duplo, freios com ABS + EBD, ESP, Hill Holder, ESS (sinalização de frenagem de emergência), ASR, ar-condicionado, computador de bordo, My Car, computador de bordo, rádio com toca CD e MP3, entrada auxiliar, seis alto-falantes, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, predisposição para fixação de cadeira infantil ISOFIX, banco do motorista com easy-entry, memória e regulagem de altura, banco traseiro bipartido, retrovisores externos elétricos, função Sport, vidros e travas elétricos, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento das portas, follow me home, comando elétrico de abertura do porta-malas e da tampa de combustível, volante com regulagem de altura, tomada de 12V no console central, rodas de liga leve 15 polegadas, porta trecos sob o banco do passageiro, nas portas, no encosto dos bancos dianteiros e no console central, entre vários outros itens.

A versão Cult Dualogic traz os mesmos itens de série da versão Cult com câmbio mecânico, mais o câmbio automatizado. Entre os opcionais para as versões Cult há volante em couro com comandos do rádio, piloto automático, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me (com interfaces Bluetooth e USB) e Pacote Áudio Bose Premium.

O Fiat 500 Sport Air tem detalhes externos exclusivos como novos para-choques e laterais sem frisos mas com minissaias. Esta versão - que vem com o novo motor MultiAir, além de todos os equipamentos do Fiat 500 Cult, inclui de série air bags laterais nos bancos dianteiros, piloto automático, volante em couro com comandos do rádio, faróis de neblina, apoia-braço central dianteiro, além de itens de acabamento exclusivos à versão, como detalhe cromado no pomo do câmbio, spoiler traseiro, pinças de freio pintadas de vermelho, rodas em liga 16" e bancos esportivos revestidos parcialmente em couro.

O grande diferencial em relação do Cult, entretanto, está na motorização. O carro vem com o motor MultiAir, desenvolvido pela FPT (Fiat Power Train) que desenvolve 105 cv de potência e pode ser abastecido somente com gasolina. É uma evolução do motor do "500" fabricado na Polônia. A versão Sport Air pode vir equipada também com câmbio automático sequencial AISIN de seis velocidades. A introdução desse tipo de câmbio (de origem japonesa) tem como objetivo atrair o consumidor da América do Norte, acostumado com veículos automáticos.

As versões Sport Air oferecem, como opcionais, air bags de cortina esquerdo e direito, abrangendo a dianteira e a traseira (window bag) , knee bag para o motorista, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth e USB), pacote Áudio Bose Premium, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos totalmente em couro.

Outra versão do Fiat 500 apresentada é a Lounge Air que só vem com câmbio automático. Ela inclui todos os equipamentos da versão Sport Air (menos os itens estéticos esportivos exclusivos), mais teto de vidro fixo, rodas exclusivas em liga-leve 15", retrovisores externos elétricos com calota cromada, frisos cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, alavanca de câmbio revestida em couro, além dos bancos revestidos em tecido Premium com logotipo no encosto. Seus opcionais incluem air bag de cortina, knee bag para o motorista, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático digital, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth, USB e iPod), Pacote Áudio Bose Premium, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos em couro com logotipo "500" e rodas em liga-leve 16".

Por fim a Fiat apresentou a série especial "Prima Edizione". Serão fabricados somente 500 veículos dessa série, todos numerados e chagarão ao Brasil junto com as demais versões. A série especial é aplicada sobre a versão Sport Air. O carro tem estética exclusiva, tanto interna como externamente e ressalta a esportividade do modelo. A série especial foi fabricada em apenas três cores vermelho Sfrontato, branco Caldo e cinza Sfrenato e todos os Prima Edizione serão equipados com câmbio mecânico. Externamente, vários detalhes de acabamento distinguem a série especial da versão Sport Air, entre eles o teto, as calotas dos retrovisores e o spoiler traseiro em preto brilhante. Também conta com faixas laterais exclusivas com logotipo "500", além das rodas aro 16" com pintura preta exclusiva e a sigla específica "Prima Edizione" na coluna das portas.

Além de toda tecnologia agregada e ao design charmoso, o preço do novo modelo deverá ser um importante fator de vendas. Como já foi dito, a versão de entrada, a Cult, com câmbio mecânico custa R$ 39.900 e com câmbio Dualogic, R$ 42.990. A versão Sport Air com câmbio mecânico custa R$ 48.800 e com transmissão automática de seis velocidades, R$ 52.800. A versão topo de gama, a Lounge Air, que só é vendida com transmissão automática, sai por R$ 54.800. A série limitada "Prima Edizione" tem preço estabelecido em R$ 50.450.


Entenda a sopa de letrinhas do Fiat 500


A tecnologia está muito presente no Fiat 500. Veja alguns dos destaques abaixo:


Direção elétrica Dual Drive - Ela substitui a tradicional direção hidráulica, tornando a condução mais leve e facilitando as manobras.

Função Sport - Com ela o motorista pode escolher dois modos de direção: o modo normal, ou o modo Sport. Com a função Sport acionada, a direção se torna mais firme, adequada a uma condução esportiva. São alterados os mapeamentos do motor e câmbio (Dualogic e automático), com as trocas de marcha sendo executadas em rotações mais altas e acoplamentos mais rápidos da transmissão.

Blue&Me - O sistema funciona em duas frentes: para permitir o uso do celular sem distrair a atenção do motorista; e para escutar música. O motorista atende telefonemas e faz chamadas de celular por comando de voz ou por meio de botões no volante. Ele também pode ouvir mensagens SMS. Para escutar arquivos MP3, ele pode usar o CD player do carro ou conectar seu MP3 player, iPOD ou pen drive à entrada USB.

ABS - O sistema antitravamento dos freios entra em ação quando o travamento das rodas, e consequente derrapagem dos pneus, é iminente. Ele atua controlando a pressão nas pinças, impedindo o travamento, reduzindo a distância de frenagem e facilitando o controle veicular pelo motorista.

ASR (Anti Slip Regulation ou controle de tração) - Sistema de controle de tração é parte integrante do ESP. Ele impede que o veículo derrape na partida ou em outras situações. Pode ser desativado através de um botão localizado no painel ou próximo ao câmbio nas versões Dualogic e Automática.

ESS (Emergency Stop Signaling, ou sinalização de frenagem de emergência). Em uma frenagem brusca, as luzes indicadoras de direção são acionadas de forma intermitente, avisando outros motoristas da situação e ajudando a evitar colisões. O ESS é acionado se, em uma velocidade superior a 50 km/h, a desaceleração for maior do que 7m/s e o pisca-alerta estiver desligado.

ESP (Eletronic Stability Program ou controle de estabilidade) - Analisando parâmetros como giro do volante, posição do pedal do acelerador e velocidade, o sistema calcula a trajetória desejada e a compara com a trajetória real do veículo, com base na leitura dos sensores de giro das rodas e acelerômetros. Se houver diferença, o sistema controla a frenagem em cada roda e o torque do motor a fim de estabilizar o carro.

Hill Holder - O dispositivo proporciona segurança e conforto, pois, com o carro parado em uma via inclinada, a pressão no circuito de freio é mantida por alguns segundos após o motorista liberar o pedal de freio. Assim, o veículo não desce enquanto o motorista controlar a embreagem corretamente, garantindo uma arrancada fluida e segura.

Isofix - Este novo padrão de fixação de cadeirinhas infantis vem sendo adotado na América do Norte, Europa e Japão. O novo Fiat 500 comercializado no Brasil inclui o Isofix de série em todas as versões.

A grande vantagem do sistema é o vínculo estrutural seguro e rápido entre a cadeirinha de criança e a carroceria do veículo.


Um estranho no ninho


O Fiat 500, com seu estilo retrô, compacto ao extremo e tipicamente europeu, chama a atenção quando passa pelas ruas e avenidas de Miami. O carrinho destoa de todos os veículos ao seu lado - em sua maioria gigantescos SUVs ou sedãs enormes. Os motoristas acompanham a trajetória do 500 e muitos acenam, como que perguntando "que brinquedo é esse?". Houve o caso de um senhor grisalho, ao volante de um reluzente Lamborghini azul que seguiu o carro de teste por quilômetros, sinalizando que queria apenas apreciar o desenho do carrinho.

Avaliamos o 500 em suas duas motorizações. O carro, depois das alterações realizadas para atender a legislação sobre segurança passiva dos Estados Unidos, ficou com a carroceria mais rígida. O compacto que já era bem acentado e bom de curva, ficou melhor. A carroceria é firme e praticamente não torce, mesmo em curvas fechadas.

Os testes foram realizados em Miami, onde não há grandes aclives ou declives e as pistas são perfeitas, uma realidade muito diferente da encontrada nas ruas brasileiras. O carro com motor EVO 1.4 8V, o mesmo usado no Brasil no novo Uno, se saiu bem. Seus 88 cv quando abastecido com etanol (foi usado nos testes álcool de milho, americano) dão conta do recado. O carro é bastante leve e as marchas do câmbio mecânico de cinco velocidades estão bem escalonadas. O compacto, evidentemente, não tem um desempenho esportivo, mas um comportamento dinâmico honesto e prazeroso.

O novo motor MultiAir, desenvolvido pela Fiat Power Train, é mais vigoroso. Esse propulsor, que só aceita gasolina, rende 105 cv e deixa o Fiat 500 bem mais esperto, principalmente quando o câmbio é mecânico. Com transmissão automática de seis velocidades, ele perde um pouco de agilidade e tira um pouco o prazer de dirigir.


Ficha Técnica


Fiat 500 Sport Air 1.4 16V MultiAir


Motor
: À gasolina, dianteiro, transversal, 1.368 cm3, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira e possui controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 105 cv a 6.250 rpm com gasolina

Torque máximo: 13,6 kgfm a 3.850 rpm com gasolina

Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 12,35:1.

Suspensão: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores a geometria triangular e barra estabilizadora. Traseira do tipo semi-independente, eixo de torção, com barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 185/55 R15.

Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.

Carroceria: Hatch compacto em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 3,54 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 1,50 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série, laterais e do tipo cortina como opcionais.

Peso: 1.061 kg.

Capacidade do porta-malas: 185 litros.

Tanque de combustível: 40 litros.

Produção: Toluca, México.

Lançamento mundial: 2007. Lançamento no Brasil: 2009.

Reestilização: 2011.

Preço no Brasil: R$ 39.990.


Ficha Técnica


Fiat 500 Cult 1.4 8V flex


Motor
: À gasolina, dianteiro, transversal, 1.368 cm3, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira e possui controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 85 cv e 88 cv a 5.750 rpm com gasolina e etanol (105 cv a 6.250 rpm no 1.4 14V MultiAir).

Torque máximo: 12,4 kgfm e 12,5 kgfm a 3.500 rpm com gasolina e etanol (13,6 kgfm a 3.850 rpm no 1.4 16V MultiAir)

Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 12,35:1.

Suspensão: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores a geometria triangular e barra estabilizadora. Traseira do tipo semi-independente, eixo de torção, com barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 185/55 R15.

Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.

Carroceria: Hatch compacto em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 3,54 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 1,50 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série, laterais e do tipo cortina como opcionais.

Peso: 1.061 kg.

Capacidade do porta-malas: 185 litros.

Tanque de combustível: 40 litros.

Produção: Toluca, México.

Lançamento mundial: 2007. Lançamento no Brasil: 2009.

Reestilização: 2011.

Preço no Brasil: R$ 39.990.


* O jornalista viajou a convite da Fiat do Brasil.