SOROCABA E REGIÃO

Historiador e cartógrafo mostram Mapa da Imigração Espanhola

José Antônio Rosa
[email protected]

Olhos atentos à lista reproduzida ao lado do mapa, Laura Ramires procura o nome do pai, Luís Ramires. "Está aqui!", comemora ao encontrar. Luís saiu de Múrcia e chegou no Brasil, mais exatamente Sorocaba, no começo do século XX. Como ele, outras milhares famílias de imigrantes cobriram o mesmo trajeto e se estabeleceram no município ajudando a formar, aqui, a maior colônia espanhola do país. Calcula-se que entre nativos e descendentes, Sorocaba concentre uma população de mais de 100 mil pessoas.

Foi para esse público (e também para os interessados em geral) que o historiador e jornalista Sergio Coelho de Oliveira e o cartógrafo Francisco Stein produziram o Mapa da Imigração Espanhola, apresentado ontem na Casa D"Espanha. O projeto consumiu quatro meses de trabalho e, mesmo assim, conforme os realizadores, não conseguiu abarcar todas as famílias que para cá vieram. "Nem seria possível dar conta de tanto assim. Conseguimos reunir, se tanto, um terço desse universo", explicaram.

Stein fez o desenho à mão tomando por base um mapa já existente e contou com a ajuda dos recursos tecnológicos disponíveis (leia-se "google earth") . Para alcançar o resultado, fez pesquisas minuciosas, que permitiram localizar vilas e povoamentos até então desconhecidos. "Passei horas para descobrir o nome de um único povoado."

Sergio Coelho e Francisco Stein desenvolveram um projeto inédito ao menos em nível local. Quem acompanhou o lançamento, aprovou. "Esse trabalho é como um resgate da nossa própria história, da nossa identidade. Saber que meus pais vieram de tão longe para ajudar a construir e a desenvolver o município, é uma sensação gratificante, indescritível. Além disso, traz de volta lembranças queridas, emociona", disse o administrado Pascoal Martinez Munhos.

Maria Eleusa Peres Peron concorda. "É maravilhoso poder reconhecer, no mapa, a cidade de onde vieram os nossos ancestrais. Eu não tive a oportunidade de visitar o país de origem dos meus parentes, mas fico feliz porque agora posso saber um pouco mais. É como trazê-los de volta depois de tanto tempo."

O jornalista Paulo Ochandio, cujo avô, Mariano, veio da Espanha, lembrou de passagens que ouviu quando criança. "Eu lembro de ouvir meu avô contar que, quando tinha uns doze, treze anos, já morando no Brasil, em São Paulo, ele precisava correr atrás de limão para ajudar a curar a gripe de algumas pessoas da família, contagiadas. A doença era fatal e uma das formas de tratamento era a vitamina c, encontrada nessa fruta. Isso e muito mais vêm agora quando a gente começa a ler os nomes e a ver o desenho. É muito emocionante."

O mapa da colonização espanhola , que mede 102 cm por 75 cm, está à venda na Casa D"Espanha ao preço de R$ 35. O espaço fica na rua Manoel Lopes, 235, na Vila Hortência, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3224-545 e 3234-8408.