Experientes e iniciantes são relevados no prêmio de literatura do Cruzeiro
Daniela Jacinto
[email protected]
Cinquenta e oito anos de diferença separam o mais jovem escritor do mais velho, selecionados pelo Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura - Edição 2011 - Categoria Contos, promovido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul. Guilherme Manzoni Leite, autor de "Encontro em uma Tarde de Tormenta", tem apenas 19 anos e Paulo Fontes, que assina "Anjos Também Assobiam" tem 77 anos. O primeiro participou para ter uma avaliação de seus textos, já o segundo é um autor experiente, que colabora para diversos jornais com suas crônicas.
Conforme Guilherme, que mora em Salto de Pirapora, foi uma surpresa ter seu texto selecionado. "Escrevo como hobby, há uns cinco anos. É a primeira vez que participo de um concurso e confesso que não tinha a mínima ideia que poderia ser selecionado", diz.
Outra autora iniciante é a sorocabana Jéssica Almeida Santana, de 21 anos, que participou com "Bosque das Bruxas". Igualmente é o primeiro concurso de que participa e afirma que escreveu o conto com a intenção de enviar para o Prêmio do Cruzeiro. Jéssica conta que costuma publicar seus textos no site Nyah! Fanfiction, um dos principais portais de fanfiction voltado ao público brasileiro.
Com relação aos escritores mais velhos, todos possuem muitos anos experiência na área. Moacir Cândido da Silva, de 72 anos, classificado com "O Pescador de Cananéia" conta que é coronel da reserva da Polícia Militar, mas sempre teve o costume de escrever. "Escrevo por prazer. Quando a gente escreve, põe a alma no conto... Aliás tenho muitos contos, mas nunca participei de um concurso, é a primeira vez."
Já Vera Maria Espósito de Alvarenga, de 60 anos, classificada com o conto "Como Uma Bola de Meia" tem dois livros infantis publicados pela Edições Paulinas: "Os Embaixadores da Galáxia" e "A Fábrica de Sonhos", ambos lançados na década de 80. "Na época foi boa a repercussão dos livros, que tiveram umas quatro ou cinco edições, com 2.500 exemplares cada", conta. Seu sonho é ver os outros dois livros infantis que produziu serem publicados.
Pela segunda vez, a publicitária Renata Aparecida Cunha Santos, de 24 anos, teve seu texto selecionado pelo prêmio. Na primeira edição, foi a grande vencedora e teve publicado o romance "Antes Tese". Agora, com o conto "Liberdade", participa do novo livro, desta vez uma coletânea. "Depois que lancei o livro resolvi testar outro estilo de literatura e escrever contos. O Prêmio é mais um impulso pra continuar nesse caminho e já comecei a escrever um outro romance", diz, empolgada.
Os contos selecionados comporão um livro com tiragem de mil exemplares, que será editado pela Editora FUA (ainda não há data de publicação). Confira os outros contos autores selecionados pelo prêmio: Leandro Henrique Paiffer de Souza, Bianca Nóbrega, Milene C. Martinez Batista, Ângela Cristina Santos de Jesus, Gerson Mendes Miano, Jorge Facury Ferreira, Camila Oliveira Santos, Antônio Fernandes, José Osmir Fiorelli, José Francisco Benites Calderon, Fernando de Paula Souza Jr., Rodrigo Lopes Pereira de Melo, Mônica Helena Marconi de Lima e Maria Ines da Silva Sotto.