SOROCABA E REGIÃO

Fatec Sorocaba é a 7.ª melhor faculdade do País

Samira Galli
[email protected]

AFaculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba foi apontada entre a sétima melhor do país num ranking de excelência promovido pela revista Veja, publicado na última edição do periódico. Para a diretoria da instituição, a colocação foi vista com surpresa e reconhecimento. "Ficar entre as sete melhores de mais de 2 mil instituições é uma surpresa boa. Não no sentido de que não confiamos no nosso trabalho, mas porque imaginamos que exista muita instituição competente no país", afirmou o diretor Antonio Carlos de Oliveira.

A fonte da pesquisa foi o estudo do economista e articulista da revista Claudio de Moura Castro, com base em dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do Ministério da Educação (MEC), em faculdades particulares e públicas. A colocação é resultado de uma média das notas alcançadas pelos alunos do último semestre de todos os cursos, enquanto a nota do MEC avalia o quanto a faculdade integra de conhecimento ao aluno, com exame aplicado também ao ingressante na instituição, que integra à nota final. "Nós consideramos a pesquisa de Moura Castro um olhar inovador. Porque ele mostra a excelência dissociada do tamanho da instituição. Ele deu às instituições um olhar que o MEC não percebe, de excelência. A nota final é o conhecimento que o aluno está levando para o mercado de trabalho", afirma.

Na última avaliação do Enade, a Fatec Sorocaba ficou com a 25.ª nota do país, a 13.ª do Estado e a maior nota entre as escolas públicas e particulares da região. Além da faculdade de Sorocaba, a lista só conta com mais uma instituição do Estado de São Paulo: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que ficou em oitavo lugar. "O ITA é uma instituição muito reconhecida em todo o país, mas tem um perfil bem diferente da Fatec. Enquanto a Fatec funciona como um vetor social, em que 80% dos alunos vêm de escola pública, o ITA, que tem 90 candidatos por vaga, já entram com anos de cursinho particular", comenta.

Para o diretor, a recompensa maior foi ver o nome da cidade projetado nacionalmente. "Apesar de ser uma instituição do Estado, temos a responsabilidade de levar o nome da cidade que nos abriga. E ficamos muito orgulhosos de levar o nome de Sorocaba no espaço nacional. Como cidadão, me senti recompensado", finaliza.

Fundada em 1971, a Fatec Sorocaba tem hoje quase três mil alunos nos oito cursos que oferece. Por ano, a faculdade, que tem como maior característica a empregabilidade, forma cerca de 350 alunos. "E praticamente 99% deles saem com emprego garantido", informa o vice-diretor Luiz Carlos Rosa. Outras informações sobre a instituição no sitewww.fatecsorocaba.edu.br.