"Minha mãe diz que eu já nasci cantando"
José Antônio Rosa
[email protected]
Comparado a Michael Jackson no início da carreira, o cantor sorocabano Jotta A, vencedor da edição 2011 do quadro "Jovens Talentos Kids", do programa Raul Gil, recebe a reportagem com uma segurança e desenvoltura pouco comum para crianças da sua idade. Com apenas 11 anos, Jotta A (nome artístico adotado por José Antonio Viana de Hollanda) sabe se expressar com clareza, tem postura e, principalmente, mostra intimidade quando em contato com a imprensa.
"Minha mãe diz que eu já nasci cantando", brinca. Cantando e também ouvindo música gospel, já que a família segue a doutrina da Assembleia de Deus, uma das mais tradicionais denominações evangélicas, onde Jotta A apresenta-se em cultos e reuniões.
Como qualquer criança, gosta de brincar, principalmente com video game, mas ultimamente não tem podido dedicar-se ao hobby, por conta da agenda de compromissos. Na segunda-feira, por exemplo, esteve em Fortaleza, onde cantou num congresso para um público estimado de 250 mil pessoas.
A participação no programa Raul Gil foi sugerida por amigos. Na atração transmitida pelo SBT, Jotta A cumpriu uma maratona de dez semanas, até chegar à final e ser aclamado vencedor. Por nove vezes interpretou temas gospel. Na décima e última, escolheu "We Are The World", canção que Lionel Ritchie e Michael Jackson fizeram dentro do "USA For Africa" para ajudar os povos africanos em situação de miséria.
Na conversa com o Mais Cruzeiro, Jotta A disse que gosta de músicas que transmitam paz, amor, mensagens construtivas. Relacionou como ídolos Leonardo Gonçalves, Aline Barros, Kirk Franklin e Take 6. "São minhas referências", justificou. Fora da vertente gospel, Jotta A ouve Beyoncé e Mariah Carey. Sobre o prêmio que arrebatou (R$ 20 mil em barras de ouro), Jotta A diz que pretende investir na carreira. Ele já foi contratado e grava o primeiro disco da carreira, que terá, inclusive, composições próprias. Sim, Jotta A também compõe. Além disso, aprimora a técnica e tem aulas de canto, inglês e de dança.
O talento do menino já extrapolou fronteiras. Sua interpretação de "Agnus Dei", de Michael W. Smith, um dos ícones da canção gospel, foi bastante elogiada. O próprio Smith quando ouviu Jotta A, ficou impressionado. O reconhecimento é interpretado pela família de Jotta A como oportunidade de uma carreira internacional.
A comparação com Michael Jackson (quando o astro pop começou a cantar com os irmãos) não o incomoda. O assunto, porém, rendeu tanta discussão que até um vídeo foi postado com as vozes dos dois. Há quem acredite que os timbres são quase idênticos, mas, de verdade, as diferenças são maiores do que as semelhanças.
Além do CD, Jotta A tem corrido para dar conta dos convites que recebe. Recentemente, gravou uma faixa do disco do também sorocabano Hugo Rafael, outro vencedor do quadro "Jovens Talentos". No trabalho, os dois cantam "X-Mas", de John Lennon.
Além disso, o menino viaja pelo Brasil cantando em encontros religiosos. Ele deve gravar também o "Esquenta", comandado por Regina Casé, e o especial da apresentadora Xuxa, ambos na Rede Globo.