Pepsico investe R$ 18 milhões em unidade
Carolina Santana
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Considerada uma planta estratégica para a Pepsico, a unidade do grupo em Sorocaba, desde o início deste semestre, produz barras de cereais da marca Quaker. O investimento foi de R$ 18 milhões e a produção local já abastece todo o País. Com a instalação desta linha foram criados 100 empregos diretos. Na linha de barras de cereais, a capacidade produtiva da planta sorocabana é de 240 toneladas por mês. O diretor de manufatura da Pepsico, Renato Feliz, informa que em outubro foram produzidas 180 toneladas dessas barrinhas e as perspectivas são as melhores. Segundo ele, o mercado vem apresentando demanda crescente. Assim, caso o ritmo se mantenha, o diretor estima que em breve seja necessária uma nova ampliação.
"A previsão é que já no início de 2013 a gente precise abrir uma nova linha de produção para as barras. Em três anos os planos são para dobrar a fábrica", comemora. Atualmente são 300 funcionários na fábrica de Sorocaba que também emprega outros 100 trabalhadores terceirizados. Feliz conta que a produção das barras de cereais era feita por uma empresa terceirizada. A pressão do mercado por produtos considerados saudáveis e que sejam de consumo rápido e fácil, foi um dos motivos para o investimento na fabricação própria. "Tudo indica que a alta no consumo desse produto vai se manter. As pessoas já mostraram que querem consumir alimentos saudáveis, mas nem sempre têm tempo para o preparo", resume.
A linha Quaker foi adquirida pelo grupo no ano 2000. Junto com a marca, o grupo ganhou um "mercado interessante", como classifica o diretor. Com a incorporação, a Pepsico do Brasil somou ao seu portfólio marcas que já eram sucesso entre os brasileiros: Quaker, Gatorade, Coqueiro, Toddy e Toddynho. De Sorocaba, diz Feliz, saem cerca de 60% da produção da produção "foods" da linha Quaker. Em Sorocaba, desde 2007, também são produzidas as linhas forneadas da Elma Chips, outra marca do grupo.
O grupo conta com 19 plantas industriais instaladas no Brasil e trabalha com 14 marcas. A unidade de Sorocaba é a única multimarca trabalhando também com a produção da linha de salgadinhos forneados da Elma Chips. "A ideia é que seja uma inovação de sucesso dentro da categoria. Ela foi direcionada para ter plantas de inovações", disse Feliz. Ele lembra que as atividades do grupo começaram em Sorocaba no ano de 1996. Na época, conta ele, a escolha pela cidade levou em conta a localização estratégica pela proximidade com mercados importante e facilidade de escoamento da produção. A decisão por manter na cidade o perfil inovador foi influenciada pela presença de mão de obra qualificada na cidade e o desenvolvimento do parque industrial e tecnológico no município.
Foco é Norte e Nordeste
Presente no Brasil desde 1953, o grupo Pepsico tem especial atenção com os mercados consumidores do Norte e Nordeste do País. No início deste semestre o grupo investiu R$ 24 milhões em logística. O valor foi aplicado no início deste semestre e usado na ampliação das rotas de distribuição direta de snacks para todo o País.
Segundo a assessoria de comunicação do grupo, esse é o maior investimento feito pela companhia nos últimos dez anos em distribuição e logística. O montante será destinado à compra de veículos e capacitação dos 425 novos vendedores, um aumento de 27% no número de rotas de vendas no país. Desse total, 174 serão destinados ao Nordeste, ou seja, 40% das novas rotas.