Analgésicos podem ser mais eficazes para tratamento de sinusite
Um estudo publicado na revista Jama (Journal of the American Medical Association) mostrou que os antibióticos são ineficazes contra a maioria das infecções dos seios nasais, embora sejam prescritos com frequência pelos médicos para tratar esses problemas.
Segundo os pesquisadores, quem sofre de sinusite - inflamação ou infecção das cavidades nasais ou seios da face -, não se sente melhor ou apresenta menos sintomas quando toma antibióticos. O estudo, feito com 166 adultos, foi conduzido pela Universidade de Washington em St. Louis, EUA e publicado na edição de 15 de fevereiro da revista.
Nos EUA, um em cada cinco antibióticos com receita é prescrito para tratar a sinusite, informaram os autores da pesquisa, que consideraram o estudo importante em virtude da resistência crescente dos antibióticos como resultado de seu uso excessivo. No lugar de antibióticos, como a amoxicilina, os pesquisadores recomendam tratar a dor da sinusite com analgésicos (aspirina, ibuprofeno) e a congestão nasal com descongestionantes. (Agência Graffo - Fonte: Journal of the American Medical Association)