CULTURA

Lenda viva da cena progressiva, Focus vem a Votorantim


José Antônio Rosa
[email protected]

Votorantim foi incluída na etapa brasileira da turnê que o Focus realiza pelo país este mês. A banda, ícone do rock progressivo mundial, apresenta-se no próximo dia 16 (sexta-feira da semana que vem), a partir das 20h, na Pedreira Icatu, com entrada franca e comemora os 40 anos de lançamento do antológico álbum "Moving Waves". A noite será aberta com os paranaenses do Imagery. O evento é o segundo a ocupar o espaço, descoberto, por assim dizer, pelo Coletivo de Dança O 12, que lá organizou, no ano passado, um seminário sobre economia criativa.
A estrutura do lugar, que se assemelha muito a um cânion, cenário natural apropriado para espetáculos do gênero, determinou sua escolha. A produção local dos shows do conjunto conversou com o jornalista sorocabano Eliton Tomasi, coordenador do projeto Som do Darma e empresário de grupos que trabalham o chamado "som pesado", para ampliar a excursão até o interior do Estado. Os entendimentos permitiram que o Focus viesse pela primeira vez à região. O empreendimento foi viabilizado graças ao apoio da Secretaria de Cultura do Município.
Além de Votorantim, a agenda inclui quatro capitais, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e a cidade mineira de Pouso Alegre.
Lenda viva da cena progressiva, a banda holandesa reúne, ainda, dois de seus fundadores, o vocalista Thijs Van Leer e o baterista Pierre Van der Linden. O marco da discografia do grupo é justamente o álbum "Moving Waves", que destaca a faixa "Hocus Pocus". O tema ficou no inconsciente coletivo dos que acompanham a trajetória da formação por conta do solo tirolês de Van Leer.
"Moving Waves", tanto quanto o restante da produção do Focus, é pontilhado de referências jazzísticas. O grupo, aliás, é um dos poucos a explorar quase que essencialmente o instrumental. Gravou, ao longo da carreira, dez discos. O último deles, lançado em 2011, conta com a participação do brasileiro Ivan Lins.
O show faz parte das comemorações de instalação de Votorantim, e resgatará a atmosfera setentista. A organização alugou equipamentos compatíveis com o aparato que o Focus utiliza, entre eles um órgão Hammond, bastante comum nas performances realizadas àquela época. Além de todas as faixas do disco, o Focus repassa, durante as mais de duas horas em que ficará no palco, as diversas fases da carreira.