ELA

Kátia Lopes, a história de uma modelo de sucesso

Telma Silverio
[email protected]

Acostumada aos flashes das câmeras, a ex-modelo publicitária Kátia Lopes, de 50 anos, observada assim de perto, tem uma beleza comum: olhos castanhos escuros e pele morena, assim como a maior parte das brasileiras. A diferença é que ela chegou onde muitas jovens gostariam de chegar e, no entanto, poucas talvez consigam. Apesar da altura não favorecer a opção pelas passarelas - dois centímetros a menos que o padrão exigido -, Kátia Lopes, dona de um corpo perfeito, representou marcas famosas, estampou capas das principais revistas do país, além de outras pelo mundo, posou para a Playboy, participou de um filme e, mesmo sem saber sambar, afirma ter sido a primeira Globeleza.

A ex-modelo nasceu em São Paulo, de onde saiu com a família, aos 10 anos de idade, para morar em Guapiara, interior do Estado. Há apenas 175 quilômetros de Sorocaba, a cidade oferecia poucas opções de emprego em seu limitado comércio e serviço público (Prefeitura). O ponto forte era a agricultura. Sem culpas, Kátia Lopes - bastante conhecida hoje na região - confessa que sua maior vontade, assim como de muitos jovens, era mudar de vida, viajar e conhecer o mundo. "A única porta para as meninas é a passarela; e para os meninos, o futebol." Antes de completar 20 anos participou e venceu um concurso de beleza, o de Miss Vale do Ribeira, promovido na região. Foi, então, convidada para concorrer ao Miss Sorocaba.

Aos 21 anos, pela primeira vez longe da família, Kátia decidiu morar em Sorocaba, onde fez amigos, conheceu a Kal Manequins, para quem desfilou por quase dois anos, trabalhou no antigo Banco Bamerindus, no Largo São Bento, e na fábrica BSI, na Zona Industrial. O endereço era a rua Capitão José Dias, no Centro. Mas a vontade de lançar-se aos desafios da profissão foi mais forte. Em São Paulo tudo acontecia, assim como nos dias atuais. Se tivesse alguma chance de deslanchar era para lá que deveria ir. Acabou prestando vestibular e começou Jornalismo na Capital, mas desistiu antes de um ano de curso. Pretendia dedicar-se à carreira de modelo. "Não foi nada fácil. Ninguém me descobriu ou facilitou. Eu fui atrás."