CADERNO DE DOMINGO

Yaohan ainda está na memória

Uma bem sucedida estratégia de marketing marcou a instalação em Sorocaba da loja Yaohan por volta de 1973. O estabelecimento ocupou o pavimento superior do prédio da estação rodoviária, então recém-inaugurada. Muita gente se lembra do "disquinho" com o jingle da loja que foi distribuído na ocasião. O Yaohan pode ser considerado um dos primeiros ancestrais dos hipermercados hoje tão comuns no município.
O complexo se caracterizava pelas dimensões, pelo globo com a logomarca que podia ser avistado de longe e, por um diferencial no atendimento que surpreendia os consumidores. Toda vez que a loja abria, os clientes eram recebidos pelas funcionárias, que usavam uniforme verde claro, ao som de música e sob aplausos. A empresa também dispunha de um contingente expressivo de guardas-mirins, que trabalhavam como empacotadores. "Foi uma novidade para a época", comenta o pesquisador José Rubens Incao.
A unidade de Sorocaba fazia parte da rede japonesa, que funcionava, também, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Lá, o Yaohan mantinha, inclusive, dois restaurantes. O começo das atividades da bandeira no país foi bem sucedido, mas a crise do petróleo, em 1977, fez com que os negócios entrassem em declínio. Por aqui, também, o mercado fechou as portas nesse mesmo período. (J.A.R.)