Dacia lança minivan com sete lugares de baixo custo
Após o lançamento do Duster, a fórmula barata para um interessante utilitário compacto, a Dacia - divisão de baixo custo da Renault - se lançou em um novo segmento,- o das minivans. A Lodgy representa mais um desafio alcançado pelo cruzamento entre as engenharias francesa e romena, para produzir um monovolume para sete passageiros que custa menos de 10 mil euros cerca de R$ 25 mil. Tudo isso com soluções inteligentes, que fazem o modelo parecer não sofrer da "síndrome do cobertor curto". Ou seja, mesmo custando pouco, não sacrifica conforto ou segurança.
Sob o capô, quatro opções de motores. As versões mais simples vêm com o tradicional 1.6 litro de 85 cv e 13,7 kgfm de torque. Além dele, o 1.5 dCi diesel em duas versões, com 90 cv e 110 cv, que prometem ser as mais vendidas na Europa, dada a preferência pelo combustível e o bom torque dos propulsores movidos a óleo, adequados à tarefa de carregar a minivan. Para completar a gama, o moderno 1.2 litro TCe a gasolina com 115 cv, que estreou no Mégane e na "prima rica" Scénic. Nenhum dos motores dá à Lodgy um desempenho arrebatador. Mas mesmo o mais fraco é capaz de levar o modelo do zero aos 100 km/h em 14,5 segundos e aos 160 km/h de velocidade máxima.
Se no conceito e na concepção a Lodgy é muito bem aprontada, o desenho mostra onde a marca conseguiu economizar uns trocados. O modelo não chega a ser propriamente feio, mas os traços retilíneos da carroceria certamente não ganharão nenhum prêmio de design. Ainda assim, já é bem mais evoluído nesse aspecto que o primeiro representante de marca, o Logan. As lanternas traseiras verticais e a frente reta têm pouca relação com os outros modelos da gama e dão à Lodgy um ar simples, embora não tão pobre quanto os demais.
O interior, no entanto, é digno de nota. Há inúmeras possibilidades de configuração dos bancos, que podem ainda ser totalmente retirados deixando apenas os dois da frente para abrir um vão capaz de engolir 2.617 litros de bagagens. A preocupação com habitabilidade também passou pela quantidade de porta-trecos espalhados pelo carro. Não faltam equipamentos de segurança, como airbags e controle de estabilidade. Até mesmo um sistema de entretenimento e navegação com tela sensível ao toque está disponível para o modelo. As ambições do Grupo Renault com o carro são grandes, tanto que construiu uma fábrica inteiramente nova no Marrocos para produzir a nova minivan. Além disso, a Lodgy deverá ser oferecida em toda a Europa onde os preços começam em 9.500 euros, pouco mais de R$ 23 mil e em outros mercados emergentes da Ásia e América Latina, onde pode desembarcar com a marca Renault. (Ivana Cenci do InfoMotori/Itália exclusivo para Auto Press)