CULTURA

Aldo Vannucchi escreve livro sobre a história da Uniso


Dos primeiros passos da Faculdade de Filosofia (Fafi), em 1951, à instalação da Universidade de Sorocaba (Uniso), em 1994, um percurso de mais de 40 anos é tratado no livro "A caminho da Uniso História, casos e causos", do professor Aldo Vannucchi, que será lançado hoje.
Além da noite de autógrafos de hoje, às 19h30, no câmpus Seminário; haverá lançamento em mais dois dias: no dia 5 de junho, às 19h30, no Salão Vermelho do câmpus Trujillo, e também no XV EPIC, no dia 12 de junho, após a conferência de abertura, na Cidade Universitária.
A obra é fruto do testemunho pessoal do autor, que foi docente e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (Fafi), e o coordenador do projeto de implantação da Uniso.
"Era imprescindível registrar esse processo, em respeito e gratidão para com os que lutaram ontem e para lição e incentivo aos que fazem a universidade, hoje", assinala o professor, na introdução do livro.
Vannucchi foi o primeiro Reitor da Uniso, cargo exercido por quatro mandatos consecutivos, e atuou como presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), gestão 2004-2005. Autor de vários livros, atualmente é assessor especial da reitoria, ouvidor da universidade e secretário geral da mantenedora, a Fundação Dom Aguirre (FDA).
A obra está dividida em três partes. A primeira, intitulada "Os primórdios", relata as origens de Sorocaba ao panorama atual. Também é mostrada a trajetória dos "pró-homens", personalidades que tiveram atuação fundamental na construção da história da universidade: Dom José Carlos de Aguirre, Padre André Pieroni Sobrinho e Monsenhor Antônio Pedro Misiara. A segunda parte do livro aborda o "Projeto Uniso", desde as atividades preparatórias, passando pelo apoio da municipalidade, à instalação da universidade. Na terceira parte, foram reunidos casos e "causos", a partir de atas de reuniões e de notícias de jornais sorocabanos. Entre eles, destacam-se a passagem de grandes nomes pelo corpo docente da Fafi, como Aziz Ab"Saber, Ruth Cardoso e Sérgio Buarque de Holanda; a publicação da primeira edição da Revista de Estudos Universitários, em 1968, que ainda hoje é editada pela Uniso; além do registro de atividades acadêmicas que repercutiram na cidade.