SOROCABA E REGIÃO

Operação Fumaça Preta flagra veículos irregulares

Na manhã desta quinta-feira, a maioria dos veículos abordados naOperação Fumaça Preta emVotorantim, estava fora do padrão permitido.

A ação que possui caráter educativo, teve início hoje e deve seguir até amanhã das 9h às 12 horas, e das 13 às 16 horas, na avenida 31 de Março, em frente a Praça de Eventos "Lecy de Campos".

A inspeção é realizada em veículos movidos a diesel através do Anel de Ringelmann, um teste visual que tem por objetivo classificar a coloração da fumaça emitida pelo veículo de acordo com uma escala de densidade. A desnidade permitida da fumaça é até 40%. Acima disso, o veículo pode ser multado.

A van que o motorista Josenilson Fortunato, 29, dirige para transportar funcionários de empresas estava fora dos padrões. A densidade da fumaça ultrapassou os 80%. "Vou passar para os responsáveis realizarem a regulagem", adiantou.

De acordo com Elzo Savella, secretário do Meio Ambiente, a ação é feita todos os anos entre os meses de junho e julho por ser um período de estiagem. "Apesar deste ano estar sendo atípico, geralmente é a época do ano em que a qualidade do ar fica mais comprometida, causando problemas de saúde", afirmou.

A operação é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Secretaria Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec) de Votorantim. No fim do mês de julho, outra ação, agora com caráter punitivo, será realizada.A data não será divulgada.