CULTURA

Fazendo rir agora em rede nacional


Andrea Alves
[email protected]

Procurava-se um bêbado para trabalhar no programa "Os impedidos", que vai ao ar todos os domingos, às 21h, na Tv Gazeta. Quem teve a sorte foi Biscuí, criado e interpretado pelo ator e comediante sorocabano, Richard Godoy. Há um mês, Godoy - que na verdade não teve sorte, mas empregou muito suor para ter essas conquista - é contratado do canal e todos os domingos coloca a cara do Biscuí na televisão para fazer algo que aprendeu em suas investidas no teatro e no stand up comedy: fazer o povo rir.
Richard Godoy é ator há 12 anos. Participou de mais 20 peças, inúmeras apresentações humorísticas (com stand up comedy, improviso e personagens) e recebeu prêmio de melhor ator da cidade, em 2005, pela Associação Teatral de Sorocaba (ATS). Começou em Sorocaba com Carlos Roberto Mantovani, estudou com Hamilton Sbrana e Mário Pérsico. Chegou a fazer parte do Grupo Manto e também participou de muitas montagens com o Circo Teatro Guaraciaba - a última delas o espetáculo "O Ébrio". Godoy teve que recusar agora a participação em mais uma montagem. "Uma pena, mas não vou conseguir conciliar tudo", disse ele, que ainda mantém residência em Sorocaba e viaja levando show de stand up para várias cidades e agora inclui duas idas a São Paulo por semana para dar conta de fazer roteiro e gravação para o programa de TV.
Nesse intervalo entre as aulas e montagens teatrais em Sorocaba e o contrato assinado com o programa de humor na televisão, Godoy foi tentar a vida de ator na cidade grande. Escolheu o Rio de Janeiro para conseguir um encaixe e lá morou por mais de dois anos correndo "pra lá e pra cá", atuando em pequenas participações como figurantes e morando em albergues, dividindo o espaço com mais de vinte e quatro hóspedes ou apartamento com mais seis colegas. O limite naquele capital se deu quando foi assaltado e teve roubado, entre outros pertences, a aliança de casado que recentemente tinha colocado no dedo. "Achei que era hora de voltar, mesmo que isso significasse dar um passo para trás." Na verdade, foi uma passo à frente. De volta a Sorocaba, ele foi levado pelo colega Tiago Moura ao curso de stand up comedy com o ator Eli Corrêa. Pouco tempo depois estava na rádio web Fritura. Foi nesse período que ele deu vida ao personagem bêbado chamado Biscuí. Nessa época, o lado comediante conquistou boas colocações em concursos, ficando em segundo lugar num dos promovidos pela Record, e participou de vários programas como o "Domingão do Faustão" e a "Praça é Nossa". Com o Contra-Regras, o grupo sorocabano de jogos teatrais de improvisação do qual ainda faz parte, foi destaque no "Maratona do Humor", quadro de grande audiência no programa "Tudo é Possível" da Rede Record. "Foi o Fernando Strombeck que convidou o grupo para participar. Sorocaba tem uns 10 humoristas talentosos. É uma galera unida, um ajuda o outro", enfatiza.

Criação, criatividade, combinados
Na mesma ocasião em que se deu conta de que o stand up começou a pagar suas contas - o que tornou mais fácil a tarefa de fazer rir, diga-se de passagem - foi convidado a fazer pequenas e esporádicas aparições no programa "Os Impedidos". Ao longo de dez meses, chegou a fazer cinco participações. Quando a direção do programa procurava um bêbado para complementar o humor em cena, foi fácil lembrar do Biscuí. "Eu fazia papel que eles escolhiam nas participações, mas eles já tinham visto esse meu trabalho com o Biscuí", explicou. "O mais legal de tudo isso, é que conquistei a direção do programa com um personagem que eu mesmo criei, foi visto, avaliado e aprovado. Hoje o Biscuí está em rede nacional, estou muito orgulhoso dele."
Entre convite e trâmites para assinatura de contrato foram dois meses - tempo em que o ator e comediante teve que manter a boca fechada. "Não podia falar para ninguém! Só minha esposa e o produtor sabiam. Foi difícil segurar", recorda. A assinatura do contrato aconteceu há um mês e há duas semanas foram ao ar os episódios com sua participação devidamente creditada como integrante do elenco do programa. "O diretor do programa, Rafael Machado, gostou. Falou que deu um ar teatral ao programa." Godoy, é claro, comemora o feito. "É tão difícil conseguir um contrato. Pra mim é a realização de um grande sonho, pois é meu primeiro contrato com uma emissora de TV, até então eram participações, hoje sou vinculado ao canal." Godoy ainda faz parte do Contra-Regras e integra o Comédia Instantânea, grupo de comediantes que se apresenta toda terça-feira no Asteroid. Agora, ele reserva dois dias da semana para se dedicar ao programa. "Usamos a terça-feira inteira para fazer o roteiro que é gravado numa sexta-feira inteira." Mas apesar de ter que aprender a administrar a correria da semana, o processo criativo é o maior desafio de Godoy. "A criação é semanal, é um compromisso, o maior desafio e não dá para deixar para depois. Tenho até dormido mais cedo para estar mais disposto", conta.

O programa "Os Impedidos", com 30 minutos de duração, relaciona futebol à atualidade, à ficção e ao humor. Biscuí, Digão, Renatão, Gringo e Hermano, um argentino-japonês, encontram-se num bar para conversar sobre a rodada da semana. Os personagens em cena já satirizaram as Olimpíadas 2012, reality shows, o Dia do Rock. Tudo criado com atenção à faixa indicativa do programa. Godoy comenta que "é um programa familiar e temos cuidado, um pensamento voltado para isso". Como esporte é um dos motes, os integrantes do programa (Rodrigo Caceres, Rafael Marinho, Renato Tortorelli, André Santi Lee) fizeram um combinado a favor da imparcialidade do bom humor: "não falamos ali para qual time torcemos, assim não tem perigo de favorecer algum time. Todos entram na piada".