MOTOR

Renault Gordini

O Gordini foi um carro compacto lançado pela marca francesa Renault em 1958 no mercado europeu e pela Willys Overland em 1962 no Brasil, mediante licenciamento. O Gordini foi o sucessor do Dauphine, com uma mecânica mais refinada. Seu motor tinha 845 cc de capacidade cúbica (o mesmo que o Dauphine), mas desenvolvia 40 cv e possuía um câmbio de quatro marchas que lhe dava um desempenho bem superior ao modelo original, com apenas 31 cavalos e câmbio de três marchas. O aumento de potência no motor Ventoux foi obra de Amédée Gordini, piloto e respeitado construtor de motores e carros de competição nos anos 50 e 60. O carro tinha menos de 4 metros de comprimento e 1,44 metro de altura. A carroceria era monobloco e a suspensão independente nas quatro rodas.
Sua performance foi elogiada pela imprensa especializada já nas primeiras provas. A revista Quatro Rodas, no teste de lançamento, fez com o Gordini de 0 a 100 km/h em 28,7 segundos e chegou aos 125 km/h de máxima. No trânsito da cidade, seu consumo foi de 8,3 km/l. Tinha um problema crônico de suspensão que nunca se adaptou bem às ruas e estradas brasileiras e de superaquecimento.