CULTURA

'Caminhos do Sesc Sorocaba' apresenta novo prédio ao público

"Caminhos do Sesc Sorocaba" é uma atividade que tem como objetivo apresentar ao público da região, de forma divertida, as novas instalações do Sesc Sorocaba, que tem mais de 30 mil metros quadrados e é considerada a maior unidade do interior de São Paulo. A visita guiada é gratuita e livre para todas as idades. Será realizada nos dias 15, 16, 29 e 30 (sábados e domingos), a partir das 13h, com saída na Área de Convivência. O prédio do Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.

O percurso é orientado por um divertido guia turístico, chamado Anfiláphio de Trebizonda Junior II, personagem interpretado pelo ator Ricardo Napoleão. Na companhia dele, o público conhecerá os principais pontos da unidade e as características sustentáveis do prédio. A caminhada proporciona aos participantes a oportunidade de conhecer características arquitetônicas da unidade, mas não apenas isso: o guia fala também sobre a história de Sorocaba e sua relação com o Sesc.

A atividade conta com a participação do público. As pessoas são inseridas como protagonistas do percurso realizado e são estimuladas a fazer perguntas.

Ricardo Napoleão

Ricardo Napoleão é autor e ator, formado na "École International de Théatre Jacques Lecoq", de Paris (França), em 1994. Estreou seu primeiro trabalho profissional em 1989, sob direção de Raimundo Hogue, dramaturgo da Cia. De Teatro Dança de Pina Bausch, com o espetáculo solo "Vento", em Berlim (Alemanha). Em 1991, ingressou na companhia "Theather der Klänge" e participou do espetáculo "November", sob direção de Jorg Lensig, em Düsseldorf (Alemanha). No mesmo ano, estagiou com o diretor polonês Roman Polanski, durante a filmagem de "The Death and The Maiden", em Versailles (França). Nos anos de 1991 e 1992, realizou dois workshops com o grupo "Thèatre du Soleil", sob direção de Ariane Mnoushkine, em Paris (França).

Em 1995, criou o espetáculo "Zap Zap Zap", em parceria com o grupo "Reseau Internacional de Théatre Antena", e fez uma turnê pela França. No ano seguinte, atuou no espetáculo "Mais pesado que o ar/Santos Dumont", sob direção de Denise Stoklos. Entre 1996 e 1998, Ricardo foi integrante do grupo "Doutores da Alegria", em São Paulo. Em 1999, realizou seu primeiro trabalho autoral, "Zoo Lab".

Em 2000, participou da criação de personagens para um quadro de humor dentro do programa "Oh, Coitado", de Gorete Milagres. Em 2002, concebeu o espetáculo "No País do divinomaravilhoso.com.br" e fez turnê por mais de 40 cidades brasileiras. De lá para cá, Ricardo participou de diversos projetos, como peças, palestras e shows. Atualmente, trabalha em dois novos espetáculos: "Os Descarados" e "Uma Pequena História do Mundo", projeto residente da Casa das Caldeiras, em São Paulo.

Serviço:

Caminhos do Sesc Sorocaba
Dias 15/09, 16/09, 29/09, 30/09. Sábados e Domingos, a partir das 13h.
Grátis
Local: Sesc Sorocaba, na Área de Convivência
Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade