Matheus Henk: modelo sorocabano está na etapa nacional do Elite Model
O modelo sorocabano Matheus Henk, 17 anos, aluno da escola Senador Vergueiro, está na seletiva nacional do Elite Model Look Brasil 2012, que ocorre no próximo dia 30, em São Paulo. O modelo foi descoberto em Sorocaba, pelo booker Vand Rodriguez, da V-Model, que o incentivou a entrar no mundo da moda. Matheus foi um dos quatro selecionados na etapa regional do concurso realizado na Esamc Sorocaba, no último mês, o que lhe garantiu uma vaga para a etapa estadual, realizada na última semana na capital paulista. De lá, concorrendo com cerca de 800 outros modelos, acabou sendo um dos quatro selecionados para a etapa nacional.
Inspirado na carreira dos pais - o pai era modelo e a mãe venceu concursos de misses - Henk lembra que desde criança admirava as fotografias dos trabalhos produzidos por eles. "Minha mãe sempre participava de concursos e acho que isso me inspirou", comenta.
Com 1,89 de altura e 71 quilos, Henk desde garoto teve vontade de atuar como modelo, mas não tinha vislumbrado nenhuma oportunidade. "Eu não me via no padrão", comenta ele, que tem olhos e cabelos castanhos. O padrão que ele considera fugir à regra foi o que lhe garantiu a vaga nessa etapa. "Eles (os selecionadores) justificaram que tinham muitos meninos bonitos, o que importa é ser diferente; e acredito que o modo de me vestir, sou bem alternativo, foi um diferencial. Fui com cabelo bem natural, gostaram, fui do meu jeito", comemora.
Planos e expectativas Henk tem de sobra. "Agora é finalizar o processo da Elite e depois pretendo continuar no ramo. Acho que é um bom caminho", comenta ele, que também tem sonhos de investir na carreira de design.
Referências
No mundo da moda, Henk tem algumas inspirações. "O curitibano Francisco Lachowski, modelo brasileiro mais bem colocado no ranking do portal Models.com. e o espanhol River Viiperi são bons exemplos", cita. Sobre a carreira, o modelo sorocabano tem sonho de desfilar para grandes estilistas e marcas como Lanvin, Versati e Givenchy. Se passar na seletiva nacional, ele segue para a etapa internacional que ocorre na China no dia 1 de dezembro deste ano.
Mercado da moda
Segundo o booker e fotógrafo Vand Rodriguez, experiência como essa é uma prova de fogo para os modelos. "Quando um candidato a modelo começa sua carreira em um concurso de grande porte, ele está tendo a oportunidade de ser apresentado para um real mercado da moda onde todos os produtores e fotógrafos irão parar e analisar por completo o biotipo de beleza. Passando por essa etapa, no máximo, em dois meses o mercado já responde como foi a aceitação na moda, sendo chamado para desfiles e editoriais", comenta.
De acordo ainda com ele as seletivas da Elite são as mais disputadas nesse meio por já terem despontado nomes como Gisele Bundchen, Naomi Campbel, Alessandra Ambrozio, Cindy Crowford, Isabeli Fontana, entre outras tops.
Sobre as possibilidades do Matheus, Vand acredita nos seu potencial. "O perfil andrógino está em alta para temporada de inverno, com muita aceitação no mercado internacional de Paris e Milão. Ele é um candidato completo, com estilo próprio e sofisticado. Seu perfil pode agradar grandes marcas como Dior, Prada, Alexandre Herchcovitch. Essa é grande aposta da agência", garante.