Hare Krishna chegou ao Brasil na década de 1970
O movimento Hare Krishna começou em 1966 na cidade de Nova York pelo pensador indiano A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada). É, portanto, uma religião e filosofia derivadas do hinduísmo vaishnava.
Ganhou esse nome porque seus membros costumam cantar constantemente o mantra Hare Krishna: "Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare". Acredita-se que o cântico do mantra ajuda a entrar em contato direto com Deus. O significado do mantra seria "Ó Senhor todo-atrativo e todo-alegria, Ó energia do Senhor, por favor aceita-me em Vosso serviço devocional". Em português, poderia ser entoado da seguinte forma: "Dá-me a Vontade Divina, Dá-me a Vontade Divina, Vontade Divina, Vontade Divina, Dá-me, Dá-me. Dá-me Alegria, Dá-me Alegria, Alegria, Alegria, Dá-me, Dá-me."
No Brasil, o movimento teve início na década de 1970, sob liderança de Hridayananda Goswami. Em todo o mundo, são mais de 350 centros culturais e 60 comunidades alternativas. "Em Sorocaba há alguns grupos e as reuniões são realizadas em chácaras ou no templo, em Boituva. Os iniciados devem ser em torno de 100 praticantes na cidade, mas com relação aos admiradores, que são pessoas que conhecem os conceitos e possuem os livros, são em torno de 10 mil", afirma Goura Prasada Das, nome religioso de Erivelto Rodrigues Santos. O nome significa misericórdia de Deus.
Goura explica um pouco mais sobre o Movimento Hare Krishna: "o básico é aproximar o homem de Deus de maneira objetiva e positiva, levar o ser humano a conhecer o Serviço Divino", diz. Conforme Goura, o propósito da religião não é ficar colocando sobre as pessoas a carga de seus temores e as suas fraquezas. "A ideia é ensinar a amar a Deus e não temer. A chegar a Deus pelo aspecto afetivo, como um filho ama a um pai, uma mãe... A atitude de Jesus, por exemplo, não era a de alguém que estava interessado em ir para o céu, ele fez o que fez por amor a Deus", observa.
Para os Hare Krishna, Jesus não é o messias, mas era um mestre que orientava o buscador, alguém que tentou capacitar as pessoas para se aproximarem de Deus. "Ainda tem quem ache que Deus é punitivo e severo, mas carcereiro só existe no presídio e presídio só existe para quem não sabe se comportar. Uma pessoa realmente educada sabe que não pode matar, roubar, desejar a mulher do próximo, essas coisas a gente nem precisa falar para ela, acontece que infelizmente nem todo mundo é um ser humano e a religião serve para para transformar um animal em ser humano."
O religioso acredita que muitas pessoas não amam a Deus porque não O conhecem. "Não dá para amar aquilo que não se conhece, que não se tem informação. As pessoas se distanciaram de Deus porque os intercessores se tornaram negociantes. Porém Deus fica muito motivado em Se revelar, não há nada escondido", garante.
Goura afirma que é importante saber quem é você, sua função na sociedade humana, e quem é Deus. "Este mundo oferece muitas distrações, mas não podemos nos desviar, temos de buscar a felicidade, a beleza, a força, o conhecimento, tudo isso é buscar a Deus, mas as pessoas não sabem. Vida eterna significa alegria extrema, com conhecimento", ensina.
O religioso observa que as pessoas estão muito distantes da vida espiritual, de uma vida com Deus. "As pessoas precisam é ser amadas e amar significa servir com qualidade, aliás o próprio Deus é um servo e muita gente desconhece isso."
Para os Hare Krishna, Deus veio ao mundo há 5 mil anos como Krishna e foi Ele mesmo quem escreveu o Bhagavad Gita, livro que contém os ensinamentos da doutrina. "Depois disso, Deus veio outra vez ao mundo, há apenas 520 anos, em 1486 no sul da Índia, como Gouranga, e desta vez ele veio como servo para explicar como é que a gente tem de fazer."
A doutrina também fala a respeito do carma. "Carma é um termo em sânscrito que significa ação, é o resultado de nossas ações", resume Goura.
As crenças a respeito de Deus são complexas. Eles concebem a existência de um único Deus, o qual é provido de infinitos nomes e infinitas formas, conforme suas infinitas qualidades. O nome principal de Deus é Krishna e Ele tem uma forma, não é apenas uma luz como pregam algumas religiões.
Caminho espiritual
Goura Prasada Das tem 58 anos e conta que sua descoberta espiritual aconteceu quando era mais jovem. "Eu tinha 23 anos quando falei para o Senhor se revelar para mim, senão desistiria da busca. E foi dada uma resposta de que isso iria acontecer quando tivesse 30 anos. E realmente foi assim. Eu O conheci pelo livro Bagavah Gita e começou a vir tudo na minha frente", lembra.
O religioso foi então para a Índia, onde conheceu o seu guru, Srila Govinda Maharaj. "Fiquei quatro meses recebendo ensinamentos dele. É o mestre espiritual que vai conhecer sua natureza, ver suas habilidades", diz, explicando que anos depois o guru faleceu.
Goura Prasada Das pertence à escola Gaudiya Vaisnava Sampradaya, que significa "adoradores do Senhor Visnu", que é a pessoa suprema de Deus. "O que o guru fala tem de coincidir com o que os homens santos falam, e o que as escrituras pregam", diz.
Ele conta que até os 30 anos era muito deprimido. "Eu queria abraçar o mundo, mas depois aprendi a amar as pessoas, a cooperar com elas, a trabalhar com elas, e agora estou colhendo o resultado. Eu me sinto muito alegre, minha vida é uma rave, sem precisar usar drogas. Está uma chapação total", afirma, sorrindo.
Conforme Goura, o grande barato dessa vida é ter a oportunidade de se realizar espiritualmente. "E ainda na forma humana, é como se fossem dois prêmios", diz.
Nascer como ser humano é, de acordo com ele, maravilhoso. "É como ganhar na loteria, você deve valorizar a sua vida humana. Aliás o barato da vida espiritual é a excursão, não tanto a praia, mas para isso você tem de achar pessoas com as mesmas afinidades. Você tem de procurar amizades de primeira linha, pessoas que cuidem de você, é muito importante escolher as amizades. Se você quer se dar bem, aprenda a escolher os amigos, pessoas que te protejam, acolham e incentivem", orienta. (D.J.)
MOVIMENTO HARE KRISHNA
Templo em Boituva
Endereço: rua das Gaivotas, 277 (Km 111 da Rodovia Castelo Branco)
Interessados em participar do grupo e entrar em contato com esse conhecimento podem ligar para os telefones (15) 9752-1338 e 8154-5554, falar com Goura
www.iskcon.com.br