SOROCABA E REGIÃO

Museu das Monções recebe obra emergencial



César Santana
[email protected]

(programa de estágio)



Depois de dois anos interditado devido a problemas estruturais, o Museu Histórico e Pedagógico das Monções de Porto Feliz finalmente começa a ser reformado. Na última semana, o espaço que se encontra em condições precárias começou a ser escorado, medida esta que deve evitar que o prédio venha abaixo no período chuvoso do ano por conta de infiltrações. As obras só tiveram início com a intervenção do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que intermediou o contato entre a prefeitura da cidade e a Secretaria Estadual da Cultura, já que o imóvel pertence ao governo do Estado. Além de um fortalecimento das paredes frontais, que também dará sustento ao piso superior, serão realizadas manutenção no telhado e reforma da calha.
Com a remoção do acervo, todo o conteúdo do museu foi levado para um outro local, onde ficará até o término da restauração, mas porém, que não foi especificado pela administração pública de Porto Feliz. O prédio do museu, que tem mais de 150 anos e fica no centro da cidade, além de problemas na estrutura, está com as janelas deterioradas e aspecto de abandono. O Museu das Monções fica na praça Coronel Esmédio, no centro de Porto Feliz e abrigava um acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história da cidade.

Patrimônio

O prédio do Museu das Monções foi construído por volta de 1850 em taipa de pilão com a utilização de madeira, barro e pau-a-pique. O imóvel representa casas de famílias ricas do século XIX e tornou-se "Casa Real" ao abrigar o Imperador Dom Pedro II. O local hospedou ainda o Barão de Caxias.
O casarão foi adquirido pelo Estado somente em 1908, e passou a ser utilizado como grupo escolar até a década de 1960. Já em 1965 o prédio passou a servir como sede para o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, sendo tombado pelo Condephaat em 1982.

Nota oficial

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Cultura infoma que iniciou obra de caráter emergencial no Sobrado Coronel Esmédio, onde funciona o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, após verificar infiltração de água no edifício feito de taipa, em razão das fortes chuvas. A obra, no valor de R$ 167 mil, prevê o escoramento da fachada principal, reentelhamento da cobertura, limpeza e desobstrução dos condutores de águas pluviais, limpeza da calha e verificação das condições de escoamento. O prazo para o término da obra emergencial é de até 80 dias após o início, que aconteceu no último dia 19, mas pode ser estendido em função das condições climáticas. Além disso, o Museu das Monções foi um dos três bens tombados escolhidos para integrar um edital inédito do ProAC (Programa de Ação Cultural) visando à realização de projetos de restauro. O melhor projeto apresentado para o sobrado receberá prêmio de R$ 450 mil. Os projetos inscritos já foram avaliados por uma comissão julgadora e o processo agora está em fase de análise de recursos. O resultado final será homologado pelo Secretário de Estado da Cultura ainda este ano e publicado no Diário Oficial. (Supervisão: Aldo Fogaça)