BRASIL

Iara Bernardi toma posse na Câmara

José Antônio Rosa
[email protected]

De volta à Câmara, agora como suplente, a deputada federal sorocabana Iara Bernardi (PT) disse ontem que espera representar o governo da presidenta Dilma Rousseff (do mesmo partido) na cidade e na região. Ela foi empossada junto com outros treze parlamentares, entre eles José Genoino, que teve o mandato cassado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do caso mensalão.

Assediado pela imprensa, Genoino concedeu entrevista na qual disse não interpretar como "constrangedor" o seu retorno à cena política depois da punição. Iara não teve tempo de acompanhar a movimentação, mas disse que se o presidente da Mesa, Marco Maia (PT) oficializou a volta do deputado, o fez usando da prerrogativa que a lei lhe assegura. José Genoino deverá deixar o cargo assim que o acórdão do STF for publicado.

Iara disse que irá cumprir o mandato de quatro anos nos dois que ainda tem pela frente. Ela assume a vaga em substituição ao também petista Jilmar Tatto, designado para a Secretaria dos Transportes da gestão Fernando Haddad à frente da Prefeitura de São Paulo. Disse que continuará a trabalhar pela Educação, área na qual especializou-se. Está, inclusive, animada com a votação do Plano Nacional da Educação (PNE), que considera de vital importância para o desenvolvimento das ações do setor.

Outra prioridade será a questão de gênero. "Tenho atuado desde sempre com esses temas e quero continuar o trabalho", destacou. Iara vai ampliar a representatividade local na Casa, que já conta com Jefferson Campos (PSD). Ao todo, o município passa a contar com três deputados estaduais e dois federais. Iara Bernardi obteve mais de 73 mil votos nas eleições de 2010 o que a colocou como segunda suplente do partido, atrás de José Genoino.

Num primeiro momento, se da condenação do STF imposta ao deputado não coubesse mais recurso, ela assumiria a cadeira deixada por Carlinhos Almeida, eleito prefeito de São José dos Campos, cidade do Vale do Paraíba. Genoíno, entretanto, quis assumir a vaga. Com a vitória de Fernando Haddad na capital, Jilmar Tatto foi convocado ao primeiro escalão do governo paulistano, e deixou a Casa.

Iara Bernardi ainda quer reforçar a interlocução entre o governo federal e o município, principalmente no que se refere ao repasse de recursos de programas e convênios disponibilizados. "Esse é um compromisso que reiteramos. Só depende da administração da cidade elaborar os projetos. Espero colaborar sempre que necessário e que for procurada, como, aliás, tem sido em minha trajetória política".

A deputada terá pela frente um ano bastante movimentado. A Câmara não votou o Orçamento da União para 2013, e deve fazê-lo na retomada dos trabalho em 4 de fevereiro. Antes, no dia 30 deste mês, participa de reunião da bancada (a maior da casa). Entre tantas demandas, a sorocabana deve participar dos debates que envolvem a criminalização da homofobia, também uma de suas prioridades.Iara deve ocupar a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara. As conversas com esse objetivo já são mantidas, mas a designação propriamente dita ocorre no mês que vem.

Vereadora por três mandatos e deputada por outros dois, Iara Bernardi disputou a Prefeitura de Sorocaba nas últimas eleições. Entre as ações que destacam o seu trabalho, menciona a vinda do câmpus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Além disso, trabalhou para a instalação dos Institutos Federais de Educação (antigo Cefet) nas cidades de Salto, São Roque, Boituva e Itapetininga.