CULTURA

Poesia em cores, traços e palavras



Andrea Alves
[email protected]

Para quem se diverte com o universo rico e divertido dos livros infantis, uma novidade: a escritora e ilustradora Silvana Rando acaba de tirar do forno seu mais novo livro que exalta a linda história vivida entre os melhores amigos, que em suas páginas é protagonizada por uma garotinha e um porquinho. O livro "Amigos", da Editora Abacatte, será lançado no dia 23 de março (sábado), às 16h, na Faz de Conta, loja de brinquedos que fica na avenida Domingos Júlio, 699, no Campolim. O evento será aberto ao público.

O tema para seu novo livro foi inspirado num momento de rompimentos vivido pela família. Retornando para a cidade natal, Sorocaba, há um ano, a família deixou para trás muitas amizades e foi a pequena Verônica, de 9 anos, que sofreu bastante ao se afastar dos amigos com quem conviveu por anos seguidos, desde muito pequenina. "Foi um período confuso para ela, que chorou de saudades até de um garçom que a gente conhecia de um lugarzinho que frequentávamos em São Paulo", contou a mãe Silvana. Nesse período, Verônica usava a internet e suas redes sociais para conversar e matar a saudade das pessoas distantes e foi nesse instante que também surgiram as reflexões sobre a importância do contato pessoal com os poucos e verdadeiros amigos. Batendo um papo com a filha sobre as várias questões que envolvem os relacionamentos, Silvana começou a prestar atenção em si mesma e em suas amizades - que não são aquelas tantas acumuladas nos "faces" da vida. "Comecei a pensar nas coisas boas que se vivem com os amigos e que alimentar uma amizade de verdade é algo simples e não complicado. Encontrar um amigo para tomar café, por exemplo, é tão bom e é simples de se fazer." Foi então que a escritora e ilustradora pensou que esse podia ser o tema do seu novo livro.























"Amigos" é poético, sensível, leve e divertido - essa última qualidade se deve às ilustrações de Silvana, caraterizadas pelos olhinhos esbugalhados de seu personagens simpáticos, dóceis e com aspectos infantis. E embora seja voltado para o público infanto-juvenil, o livro bem que pode ser troca de presentes entre adultos por trazer recados e lembranças sobre amizades vividas em qualquer idade - "Amigos falam bastante e escutam ainda mais", diz uma de suas frases da publicação.

Assim como no primeiro livro de sua autoria, "Peppa", que foi inspirado na amiga que tem esse mesmo apelido, Silvana recapitulou situações e qualidades dos amigos mais próximos - "tem amigo que vai se reconhecer em determinadas situações, alguns até já sabem que é algo ali é para eles". No entanto, para não causar desavenças, chateações ou qualquer ciúmes, Silvana usou como personagem principal e companheira da menininha da história (seu autorretrato, por sinal) uma amiga pouco comum, mas muito significativa: uma porca de nome Juju.






















Juju é a porquinha de estimação - aliás, bem grande, descreve Silvana - de um vizinho de seu pai. "Juju quase abana o rabo quando a gente fala com ela, sabe fechar portas, chega ser temperamental e toma banho todos os dias para não ficar sujinha". Pela amizade construída com a porca de personalidade, que começou há uns 5 anos, aproximadamente, Silvana passou a pesquisar sobre esse animal e descobriu que eles são considerados muito inteligentes, até mais que aquela que é considerado o melhor amigo do homem, o cão.

Arte com fé, inspiração e diversão

Silvana produziu o livro "Amigos" rapidamente: em apenas um mês - mesmo trabalhando em casa, o que é um prazer e um desafio ao mesmo tempo. "Sabe como é, às vezes a gente fala com pessoas da editora enquanto mexe na panela", ele brinca. Silvana é como muitas mulheres que equilibram a profissão com os cuidados voltados ao marido, à filha, ao cachorro, ao gato e que arruma tempo para na hora do almoço reunir a família para fazer uma das coisas que mais gostam: ver os desenhos do Bob Esponja. "Esse desenho é muito inteligente. Não perco um", diverte-se. É que Silvana cresceu sem abandonar o espírito infantil de observar a vida. Para sua arte, leva aquilo em que acredita. "Eu faço pra mim. Produzo coisas que gosto, para me agradar. Talvez seja isso que faça com que as pessoas gostem dos meus livros."

Apesar de ter essa consciência do quanto o livro é apreciado por um público infantil e adulto, Silvana é bastante crítica. "Entrego o trabalho pra editora quando acho que está perfeito, mas depois de um tempo, começo a olhar e ver o que eu podia ter feito melhor. Com o Gildo, por exemplo, eu penso: que gente louca, onde estavam com a cabeça para me dar um Jabuti?", diz ela com bastante modéstia sobre o prêmio que até hoje ela não acredita ter levado. Pura modéstia. O livro "Gildo", do meigo elefantinho que tem medo de bexiga, conquistou um dos mais importantes prêmios da literatura brasileira, o Jabuti, em 2011, e continua na lista dos livros infantis mais vendidos (segundo vários sites, entre eles o Jornal Sobrecapa Literal). "Acho que fui muito feliz com as cores escolhidas, mas eu podia ter feito algo diferente", comenta confirmando sua criticidade.

Silvana já ilustrou 26 livros infantis e além desses é ilustradora também de livros didáticos. "Amigos" é o quarto livro escrito e ilustrado por ela ("Peppa", "Gildo" e a coleção "Bibo na Praia, Bibo no Mercado, Bibo no Sítio"). É o quarto título pela Editora Abacatte, com quem já está acertando um novo livro, a princípio chamado de "Pocotó" e que deve ser lançado no final do ano. "É história que fala de um cavalinho muito forte e muito baixinho que sonha em fazer parte da Guarda do Rei Bigodudo. Todo ano o Trovão, que é o nome dele, entra na seleção para a Guarda. Até que dia ele passa, mas se dá conta de que virou o pônei da pequena princesa e todos os outros cavalos tiram sarro por ele viver de laçarotes na cabeça." A história não termina aí e com doses de fé, amor e esperança, o que era pra ser um bullying pode terminar positivamente.

Além dessa nova história, outros trabalhos de Silvana devem ser lançados entre os meses de junho ou julho. São as ilustrações de dois livros escritos por Ilan Brenman, com quem já trabalhou nos livros "Clara" e "Gabriel". "Serão lançados dois livros escritos por ele com minhas ilustrações. Um deles é a Clara falando sobre as Olimpíadas e o outro é o Gabriel falando sobre a Copa do Mundo."

A história de Silvana é, no mínimo, inspiradora para quem sonha em viver da arte. Antes de se tornar essa artista, Silvana, formada em Ciências Contábeis, trabalhava numa multinacional alemã. Foi a amiga Peppa que lhe aconselhou a achar seu estilo próprio e dar início ao trabalho como ilustradora. Apaixonada pelas histórias, pelos traços e pelo mundo dos livros infantis, Silvana passou a fazer parte desse mundo da imaginação da literatura infantil brasileira em 2006, fazendo ilustrações. Antes porém, já se debruçava sobre os livros infantis, sua paixão. Recebe muitos comentários elogiosos de adultos - pais, avós e tios tão leitores quanto as crianças e com isso ela comemora uma conquista: "gosto muito de aproximar esses dois lados, o adulto e o infantil."