CULTURA

Projeto promove contato entre grafiteiros e donos de muros

Andrea Alves
[email protected]

Uma cidade mais alegre, colorida e artística que surge justamente de um trabalho em conjunto. Essa é a síntese do "Color + City", um programa que foi lançado no mês de março, em São Paulo, e que faz uma ponte entre grafiteiros e pessoas que querem ter a arte do grafite nos muros de seus imóveis. Alternativo - e louvável em sua intenção - o projeto, que prega a máxima "mais cor, por favor", é na verdade uma plataforma criada pelo Google Plus, site de busca que criou e promove essa ideia, para mapear, em cidades brasileiras, os artistas que querem grafitar e as pessoas que desejam ter os muros de seus imóveis encobertos por essa arte. Sorocaba está nesse mapa e no site www.colorpluscity.com.br já é possível ver cadastros, em Sorocaba e Votorantim, de quem deseja ter os muros pintados com grafite.

Roberto Martini, um dos idealizadores do projeto, comenta que "no Brasil, há muitos espaços precisando de cor e muita gente querendo mostrar seu talento. O Color + City faz isso: coloca em contato os donos dos espaços e quem está a fim de pintá-los, gratuitamente". O que é muito interessante no projeto, destaca Martini, é que não há uma seleção nem controle dos participantes. "Se estiver a fim de deixar sua cidade mais colorida, é só reservar um espaço e usar seu talento", enfatiza. Ele ressalta ainda que o projeto vem acelerando uma transformação. Já existem, ele informa, 523 muros registrados no site e que estão espalhados pelo país. "Desses, 24 finalizados, 291 reservados e 208 espaços livres."

A participação é bem simples e os interessados no projeto podem atuar de três formas: com apoio, doação de um espaço ou grafitando. No site do projeto há um campo, "quero doar", onde é possível se cadastrar como pessoa que deseja ceder um muro, fachada ou espaço livre para que este seja pintado. É necessário colocar uma autorização, postar fotos do muro e aguardar que um grafiteiro o escolha. Os que desejam fazer a arte devem acessar o campo "quero pintar", escolher e reservar no mapa o espaço de preferência. É possível ver muros disponíveis na cidade para receber o grafite, já que fica disponível, no site, o endereço do muro a ser grafitado. Cada artista pode escolher um muro por vez a ser grafitado e o muro fica reservado por 35 dias para o artista. Toda a negociação sobre custos de material é feita diretamente entre os interessados. Dessa forma, o site sinaliza muros disponíveis, muros reservados e muros finalizados.

Lançado durante a semana de comemoração do Dia Internacional do Grafite (27 de março), a iniciativa já mostra seus resultados. Quem passa, por exemplo, pela Avenida 23 de Maio, em São Paulo, pode observar que alguns muros, antes cinzas, começam a ganhar figuras coloridas. Como existe a opção de fazer o upload das fotos, os trabalhos também ficam expostos no site do programa.
No estado de São Paulo, o "Color + City" tem o apoio do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Gestão Pública. O gerente do Acessa SP, Emilio Bizon, explica que o apoio ao projeto se dá porque "um dos ideais do Acessa SP é transformar o mundo através do uso das tecnologias em rede. Acreditamos que a mudança no ambiente, explorando a cor e a arte, possibilita que todos vivam melhor. Por isso somos apoiadores do projeto."
Vale dizer que a empresa Google tem um projeto de reunião de acervos de artes do mundo em um único site (www.googleartproject.com).