INFORMÁTICA

Alunos criam App de notas e faltas


Com públicos de todas as idades, cada vez mais conectados via smartphones e tablets, o mercado de aplicativos móveis tem se mostrado extremamente promissor. Enxergando nesse novo hábito uma oportunidade para ajudar instituições de ensino e alunos, três estudantes do curso de Sistemas de Informações da faculdade Esamc Sorocaba desenvolveram o "Portal Acadêmico Móvel", um aplicativo inovador para o sistema operacional Android.
Adriano Batista, Márcio Rosa e Roberson Olivatto, orientados pelo professor Rodrigo Soler para o Projeto de Graduação Esamc (PGE), utilizaram todo o conhecimento adquirido em sala de aula para criar uma nova interface, que possibilita aos estudantes acompanharem toda a vida acadêmica em tempo real. Idealizado para ser inovador, viável e de aceitação comercial, o aplicativo foi desenvolvido com auxílio das informações fornecidas pela coordenadoria da faculdade, em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação, que forneceu uma estrutura fictícia, com base em informações reais. "A imensa popularidade dos dispositivos móveis no mercado a um baixo custo, aliada ao perfil do nosso público-alvo, que deseja ter sempre à mão o que há de mais avançado quando o assunto é smartphone e tablet, nos fez pensar nessa solução inovadora", revela o aluno Roberson.
O desafio de criar algo viável, factível e interessante para o mercado é um dos pré-requisitos para o PGE. Valdinei Castelan, professor dos cursos de TI da faculdade Esamc Sorocaba, comenta que a recomendação é que o produto a ser desenvolvido e implementado tenha qualidade, além de utilizar novas tecnologias e visar problemas reais. "É esse mundo, exigente, que os alunos encontrarão na rotina de trabalho e percebemos que, com essas diretrizes bem traçadas pela faculdade, eles ficam muito mais estimulados, considerando, inclusive, que o produto desenvolvido possa ser disponibilizado ao mercado e gerar resultados", destaca o docente.

Interesse da faculdade

O que começou com uma ideia despretensiosa, mas projetada de maneira séria, ganhou corpo, rendendo elogios dos próprios alunos, que fizeram testes com a versão beta, isto é, inicial, do aplicativo e, também, dos professores. Animados com a repercussão, os idealizadores Adriano, Márcio e Roberson não pensaram duas vezes para disponibilizarem o sistema à faculdade. Sendo assim, o projeto deve ser, em breve, apresentado à direção da Esamc Sorocaba, que irá analisar sua aplicação e viabilidade.
"A instituição entende que tudo que possa facilitar a vida do aluno é válido, porém temos que ter todas as garantias de que não há qualquer risco para os alunos e para a instituição. Por isso vamos analisar o produto com cuidado, mas com muito interesse e carinho, já que foi desenvolvido por nossos alunos", diz o professor Castelan.

Rumo ao futuro

A parceria dos três alunos não terminou com o final do projeto "Portal Acadêmico Móvel". Em função da boa aceitação e da eficiência do trabalho, os colegas definiram que este foi apenas o pontapé para a vida profissional, que está começando. "Decidimos criar uma empresa, que já está em processo final de abertura. Já faz parte de nosso escopo, em nível avançado de planejamento, outros projetos para esta tecnologia e estamos dispostos a enfrentar novos desafios", adianta Roberson.
Saber que o trabalho dos alunos não se encerra com a formatura é uma imensa satisfação e o principal intuito da faculdade Esamc Sorocaba, principalmente no segmento de aplicativos, que tem se mostrado muito interessante, lembra Castelan. "Até pouco tempo, soluções de software eram desenvolvidas, fundamentalmente, para empresas. Hoje, no entanto, o mercado pede que sejam projetados aplicativos que possam atender pessoas, que compram seus smartphones e estão à procura de softwares que resolvam seus problemas".
Com essa nova perspectiva para os desenvolvedores de aplicativos, projetos do gênero, em diversas áreas, estão em desenvolvimento na faculdade, como um software para a área hospitalar - Engenharia Clínica, projetado por alunos do curso de Sistemas de Informação e, outro, para clientes de shopping centers, em que o aparelho "percebe" que a pessoa entrou no complexo de compras e, rapidamente, fornece informações atuais sobre promoções e a localização das lojas. Somente o começo de um futuro brilhante para esses estudantes e futuros profissionais.