ECONOMIA

Empresa inaugura fábrica e investe R$ 25 mi

Carolina Santana
[email protected]

Com capacidade para produzir 170 mil bladders por ano, foi inaugurada ontem uma unidade de produção da Lanxess em Porto Feliz. O investimento foi de R$ 25 milhões com a criação de 60 empregos, aproximadamente. Durante a solenidade, a multinacional alemã confirmou a construção de mais uma unidade fabril na cidade para a produção de plásticos leves que deve começar a funcionar no início do ano que vem. O valor para essa segunda fábrica não foi divulgado, mas em outubro de 2011 a multinacional anunciou que a construção das duas unidades somaria R$ 50 milhões em investimentos. As duas unidades são parte da cadeia automobilística.

A produção de bladders será feita pela unidade de negócios Rhein Chemie da Lanxess e atenderá tanto o mercado nacional como o externo. Presidente mundial da multinacional, Axel Heitmann explicou que a tecnologia utilizada na nova planta de Porto Feliz possibilita a fabricação do chamado pneu verde. "É um pneu quase perfeito que reduz consideravelmente o consumo de combustível por um veículo. Imagine isso aplicado a uma nação inteira", comentou Heitmann. Ele confirmou que os investimentos feitos em Porto Feliz visam o aquecimento do mercado automobilístico local e a facilidade de escoamento da produção.

Os bladders são utilizados no processo de fabricação de pneus. Antes da vulcanização, o pneu é colocado em uma prensa com um bladder que é insuflado depois de fechada a prensa. O produto é utilizado sob alta pressão e temperaturas elevadas para dar ao pneu a sua forma final. Inicialmente, em Porto Feliz serão produzidos os moldes para veículos de passeio. Heitmann adianta, porém, que existe a intenção da unidade fabricar também os equipamentos para pneus de caminhões e máquinas de construção.

Sem precisar a participação do mercado externo na produção local, Heitmann destacou que Estados Unidos, China e Europa estão entre os destinos dos bladders produzidos em Porto Feliz. Ele lembrou ainda que, em alguns países europeus, existe a certificação de pneus com relação ao consumo de combustível. "Quando uma política semelhante entrar em vigor no Brasil vamos ter um conhecimento melhor e nossos clientes vão sair na frente", comemorou.

Sobre a unidade de plásticos leves, Heitmann explica que o produto também é voltado para o setor automobilístico e deve substituir algumas estruturas metálicas dos veículos. Além disso, esse plástico tem alta capacidade de absorver impactos, fator que aumenta a segurança do produto em casos de acidentes. Segundo Heitmann, no ano de 2005, o Brasil representava 1% do faturamento global da multinacional, valor que saltou para 10% no ano passado. No País, a Lanxess emprega 1.200 pessoas que trabalham em 14 unidades de negócios e cinco plantas fabris.

Mercado aquecido

A Rhein Chemie é uma subsidiária pertencente ao grupo de especialidades químicas Lanxess e produz aditivos de borracha ligados a polímeros Rhenogran em Porto Feliz há mais de 10 anos. Para o presidente da Rhein Chemie Rheinau, Anno Borkowsky, é natural que o foco do grupo esteja no fornecimento de produtos de alta tecnologia para a indústria automotiva e de pneus do Brasil. Avaliando os investimentos feitos pela multinacional na produção de bladders e o anúncio da construção da fábrica de plásticos leves, o executivo lembra o aquecimento do mercado automobilístico local e o cenário econômico brasileiro. "O Brasil é a sexta maior economia do mundo, e é o maior e mais importante mercado da América do Sul para a Rhein Chemie", argumenta.

Segundo ele, é cada vez maior o número de fabricantes de pneus terceirizando a produção de bladders. "Para eles é mais rentável se concentrar em seu core business. Borkowsky acredita que o mercado nacional automotivo continue com crescimento médio entre 5% e 6% pelo menos até a próxima década. A Rhein Chemie entrou no mercado de bladders a menos de dois anos e meio atrás, com a aquisição da empresa argentina Darmex. A empresa já ampliou com sucesso sua capacidade de produção de bladders na Argentina. A compra da empresa Tire Curing Bladders, nos Estados Unidos, adicionou ao portfólio tamanhos especiais de bladders, como aqueles usados para pneus de caminhões e escavadoras, bem como bladders para máquinas de fabricação de pneus.