New Fiesta Sedan vem do México
Adalberto Vieira
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Ford apresentou na última quinta-feira, em Campos do Jordão, a nova versão do New Fiesta Sedan, que ao contrário da configuração hatchback que é fabricada em São Bernardo do Campo continuará sendo importado do México. O design do novo modelo incorpora a nova linguagem de design do modelo a frente tem faróis alongados que avançam pela lateral, a grade frontal trapezoidal cromada e lateral com superfícies esculpidas. A traseira ganhou lanternas novas e maiores e novos para-choques, uma solução esteticamente melhor em relação ao modelo anterior.
Por uma questão de estratégia, a Ford lançou o novo carro apenas em versões topo de gama a SE e Titanium ambas com motor Sigma 1.6 TiVCT, de 130/125 cv, e a opção da transmissão automática PowerShift de seis velocidades com a tecnologia de dupla embreagem. Com isso, os preços partem de R$ 49.990 para a versão SE com câmbio manual e chega a R$ 53.640 com a transmissão Powershift. Na versão superior, a Titanium os preços começam e, R$ 55.340 com câmbio manual de cinco velocidades e chega a R$ 58.990 com transmissão automática de seis velocidades.
A Ford não trará versões de entrada para o modelo nem versões com motor 1.5, como ocorre com o hatch fabricado no Brasil, e que vem tendo um bom desempenho comercial. Somente no mês de junho, por exemplo, foram emplacadas 6.010 unidades do hatch, o que coloca na liderança do disputadíssimo segmento dos carros compactos com motor acima de 1 litro.
Com essa estratégia de oferecer o sedã somente nas versões topo, a montadora demonstra não quer volumes, mesmo porque não poderia atender a demanda. Como o carro é trazido do México e as atuais normas de importação são baseadas em cotas, a Ford precisa dosar a entrada do modelo, pois também traz do país da tequila o sedã médio-grande Fusion, um veículo que oferece uma boa margem de lucro. A Ford não está muito preocupada em altos volumes de vendas do novo carro tem previsão de 1 mil unidades por mês mas sim um produto que ocupe essa faixa de mercado dos sedãs compactos premium, com versões com alto valor agregado e, certamente, boa lucratividade.
O New Fiesta Sedan vem bastante completo desde sua versão mais barata, a SE. O carro vem equipado com sistema de conectividade SYNC com comandos de voz em português, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, freio ABS, airbag duplo, direção elétrica e vidros elétricos com abertura e fechamento global. A versão Titanium acrescenta bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, 7 airbags, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e controle automático de velocidade, entre outros itens. O carro, em todas as versões, vem equipado com o sistema de partida a frio "Ford Easy-Start", que elimina o tanquinho de gasolina.
De acordo com os dados do fabricante, o New Fiesta Sedan é o único automático da categoria com o selo A de eficiência do INMETRO/CONPET. A versão PowerShift, ainda segundo o fabricante, faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. Na versão manual, seu consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada. Com bom nível de acabamento, o novo modelo começa a chegar na rede de concessionários dentro de duas semanas.
Conforto e tecnologiabem acima da média
ð</TEXT-BK>As alterações na carroceria do New Fiesta Sedan deixaram o carro com um desenho mais harmônico. A nova frente com a grade trapezoidal e frisos cromados dão uma certa virilidade que a versão anterior não tinha. A traseira, redesenhada com novos para-choques e lanternas maiores, também caíram bem ao modelo.
O interior do carro tem bom acabamento e materiais de boa qualidade só chegam ao Brasil as versões superiores SE e Titanium e o nível de tecnologia é invejável, embora faça falta um navegador GPS integrado ao sistema de informação do carro.
O motorista também não encontra dificuldades em encontrar uma posição confortável para dirigir, bancos e volante de direção com regulagens de altura e profundidade ajudam o condutor de qualquer estatura.
Ao sair com o carro, outro ponto positivo é o sistema assistente de partida em rampa que evita o deslizamento do carro na saída em ladeiras, seja de frente ou de ré, mesmo nos carros com transmissão manual. O motor Sigma 1.6 TiVCT o único que equipa o sedã - rende 130 cv quando abastecido com etanol e 125 cv com gasolina. É um motor moderno, com boa curva de torque e que dá vigor ao modelo. Ele atinge a velocidade máxima de 190 km/h, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol e também tem boa eficiência em termos de emissões.
No carro testado, em trajeto predominantemente rodoviário, mas com muitas curvas e aclives acentuados, a única falha foi o comportamento do câmbio automatizado Powershift que, quando muito exigido, subia e descia de marcha à procura de potência. Pode ter sido, entretanto, apenas algum desajuste na unidade testada. No restante do test-drive o modelo teve bom desempenho e mostrou o acerto na suspensão, confortável sem ser macia demais. O carro tem uma plataforma moderna e tem boa rigidez contorcional. Vale elogios também a competência do isolamento acústico, que filtra bem os ruídos de rodagem e motor.
Ficha Técnica
Ford New Fiesta Sedan Titanium
Motor: A gasolina/etanol, dianteiro, transversal, 1.597 cc, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas. Injeção eletrônica de combustível multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré ou câmbio automatizado Powershift de seis velocidades a frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração e estabilidade de série.
Potência máxima: 130/125 cv (etanol/gasolina) a 6.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 12 segundos.
Velocidade máxima: 190 km/h.
Torque máximo: 15,4 kgfm a 5.000 rpm.
Diâmetro e curso: 79,0 mm X 81,4 mm. Taxa de compressão: 12,0:1
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 195/50 R16.
Freios: Dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis. Oferece ABS e EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,40 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,46 m de altura e 2,48 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista.
Peso: 1.199 kg (manual) 1.226 (aut.)
Capacidade do porta-malas: 465 litros.
Tanque de combustível: 51 litros.
Itens de série: Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, ar-condicionado digital, trio elétrico, rodas de alumínio de 16 polegadas, rádio/CD/MP3/USB/ AUX/Bluetooth, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampas, bancos e volante em couro, cruise control, volante multifuncional e retrovisor interno eletrocrômico.
Preço: R$ 55.340 (manual) e R$ 58.990 (transmissão Powershift)