SOROCABA E REGIÃO

CPTM dá novos dados sobre projeto


Leandro Nogueira
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Em audiência para empresários, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou ontem que o trem regional de passageiros que fará a linha Sorocaba - São Paulo terá como destino final a estação Água Branca, na região da Lapa, zona oeste da Capital. Por essa estação passa a linha 7-Rubi da CPTM e há projetos para ser integrada à futura linha do trem regional para Jundiaí, além da também planejada linha 6-Laranja do Metrô. Há estudos para que o local seja ponto de partida do futuro trem regional São Paulo-Santos. A estação Água Branca fica a dez quilômetros da praça da Sé, a 18 km do Aeroporto de Congonhas e 33 km do Aeroporto de Guarulhos, segundo cálculos do Google Maps. A estimativa é de 54 viagens ao dia entre os dois destinos.
Foram realizadas ontem duas audiências para empresários. Uma na cidade de São Paulo, no período da manhã, e outra no período da tarde, em auditório de hotel no Jardim Saira, em Sorocaba. A intenção é que os trens Sorocaba-São Paulo comecem a circular entre 2018/2019, enquanto antes o Governo do Estado previa para 2017 ou 2018.
Parte das informações divulgadas ontem divergem das expostas em audiência para o público em dezembro do ano passado, quando esteve presente o presidente da CPTM, Mário Manoel Seabra Rodrigues Bandeira. Há sete meses, o tempo estimado para a viagem era de 40 minutos, enquanto agora, para os empresários interessados em assumir parte dos estudos para a CPTM, a informação foi de 51 minutos. Em dezembro foi divulgada a intenção de que os trens começassem a percorrer essa linha até 2018, com expectativa de antecipar para 2017. Hoje fala-se entre 2018 e 2019. Naquela ocasião, o traçado teria cerca de 95 km, ontem de 87,65 km; antes a velocidade máxima seria de 160 km/h, enquanto ontem essa seria a velocidade média, considerando-se as paradas. Segundo informações divulgadas por meio da assessoria de imprensa da CPTM, essas alterações são comuns, já que quando houve a apresentação para o público, acabava de ser definido o projeto funcional, um dos estudos prévios. Nas fases do Projeto Básico e do Projeto Executivo que ainda serão contratados, deverão haver novos ajustes passíveis de mais alterações. "Após apresentação das audiências públicas direcionadas à população, a equipe técnica analisa todas as questões levantadas e realiza adequações ou ajustes pertinentes antes de lançar o edital para contratação dos projetos básico e executivo", divulgou a assessoria.
As audiências de ontem foram uma formalidade para cumprir a Lei das Licitações, segundo a CPTM. Agendada para as 15h, em Sorocaba, ela terminou às 15h20, com alguns interessados chegando na intenção de conferi-la após o término. Apenas seis pessoas a acompanharam, segundo o livro de presença. As perguntas só puderam ser feitas por escrito para serem respondidas no site da CPTM. Segundo a assessoria, a apresentação para a sociedade do mesmo projeto funcional ocorreu em eventos anteriores com grande participação popular, enquanto as de ontem, mais técnicas, foram para empresas interessadas em participar da concorrência pública que contratará o Projeto Básico e o Projeto Executivo. "O público alvo (neste momento) são empresas interessadas em participar da licitação e as dúvidas técnicas serão respondidas pela equipe técnica da CPTM e publicadas no site.", divulgou. O edital de licitação para essa concorrência está previsto para ser publicado em outubro. Somente após a conclusão desses dois projetos e das licenças ambientais é que poderá ser contratada a construção das linhas e do trem. A CPTM informou que a lista de presença das audiências de ontem, tanto em Sorocaba como em São Paulo, será divulgada no site do órgão a partir de segunda-feira.
A falta da divulgação antecipada que o formato da audiência seria para atender a empresários levou a participação de pessoas da sociedade que saíram insatisfeitas com a exposição. Um deles foi o mestre em urbanismo, Fabrício de Francisco Linardi, que é professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), mas que teve o interesse despertado como cidadão. Linardi disse ter compreendido tudo o que foi exposto, mas acreditou que teria a oportunidade de saber mais detalhes, como por exemplo, porque a opção pelas estações em Brigadeiro Tobias e no centro da cidade ao invés de uma estação na região da rodovia Celso Charuri, ou ainda, se esse projeto está integrado com o do transporte do município.

Quatro estações

A CPTM prevê quatro estações onde o trem vai parar: Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque e São Paulo. Sairá de Sorocaba margeando as proximidades da rodovia Raposo Tavares (SP-270) e chegará em São Paulo margeando a rodovia Castelo Branco (SP-280). O intervalo das partidas está previsto para ser de 15 minutos. Beneficiará 22 municípios pertencentes ao que pretende instituir como aglomerado urbano de Sorocaba e do Eixo Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, atendendo a 3 milhões de habitantes, sem considerar os que vivem na cidade de São Paulo. Ainda desconsiderando a capital, há 872 mil vagas de empregos na região a serem atendidas pelo futuro trem. Atualmente o transporte por ônibus atende 415 mil passageiros ao mês. O objetivo é que a passagem do trem custe menos do que o valor gasto com o deslocamento com o carro e ainda seja competitivo com o valor do ônibus. O investimento previsto é de R$ 4,3 milhões.