Motorista tem que dar passagem a pedestre sobre a lombada-faixa
Sthefany Lara
[email protected]
programa de estágio
Basta ver um pedestre acenando próximo a uma lombada-faixa que os motoristas de Votorantim param o carro e dão passagem ao transeunte. Essa conscientização é fruto de campanha lançada em maio do ano passado, chamada Pedestre na Faixa, realizada pela Guarda Municipal. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado descumprindo a regra pode ser autuado. A multa é considerada gravíssima, no valor de R$ 191,52.
A iniciativa traz segurança, sobretudo, para os mais idosos que têm dificuldade ao atravessar a rua. "Quando estamos envelhecendo ficamos mais lentos. Antes, eu andava até o próximo farol para passar com segurança, depois que foi feita essa campanha fico mais tranquilo, nem precisamos acenar os carros já param", conta o aposentado Edson Beda. Ele também lembrou que a lombada-faixa, por estar em nível à calçada, facilita o acesso para quem utiliza muletas e cadeiras de rodas.
O comportamento dos motoristas mudou muito na cidade, conta o motoboy Bruno Henrique da Maia. "Eu sou pedestre e também motorista, vejo a situação dos dois lados. Na minha profissão é comum presenciar o desrespeito, mas isso mudou muito. Ainda existe, sim, aqueles que passam sem parar, mesmo com as pessoas acenando, mas é algo raro. Sinceramente, acho que essa foi a melhor campanha que a Prefeitura fez para a cidade até agora." A diretora de escola Fernanda Cristina de Meira contou que quem dirige automaticamente para ao ver o aceno do pedestre. "A coisa está fluindo bem, mas sempre tem o joio no meio do trigo."
faixa normal
O serviço-gerais Paulo Leonardo Duarte lembra que em trechos da avenida 31 de Março, a faixa de pedestre não é de lombo travessia, mas simples, pintada no chão. Mesmo assim, a conduta dos motoristas é a mesma. "Quem está no volante já se acostumou, as pessoas só colocam o pé na rua e eles param. Mas ainda há pessoas que se atrevem a passar pelo meio da rua e tem motoristas que não respeitam quem está pedindo passagem."
A estudante Priscila Santos alegou que pessoas de outras cidades estranham como os votorantinenses agem. "Eles perguntam se aqui é Curitiba. É até engraçado, a gentileza hoje em dia é uma coisa que chama a atenção. A nossa cidade mudou. Essa avenida é muito movimentada, foi necessário mudar e as pessoas mudaram." Apontou que quando a Prefeitura montou a Guarda Municipal, a primeira coisa feita foi esse trabalho de conscientização: "acredito que foi um dos únicos que deram resultado".
Segundo o secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transportes, Milton Moreira, a campanha "trouxe mais tranquilidade às ruas". "O trabalho da Guarda Municipal, de educação no trânsito, foi essencial para que a segurança fosse aumentada. Hoje, quem passa pelas faixas lombo travessias - onde é obrigatório acenar - pode atravessar sem problemas." Conforme o artigo 70 do CTB, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal são as responsáveis pelas autuações a infratores.
Em Sorocaba, a Urbes - Trânsito e Transportes também iniciou um trabalho para informar sobre a importância de se parar para quem passa pela faixa de pedestres. (Supervisão: Eduardo Santinon)