CULTURA

A um passo de realizar um sonho


Maíra Fernandes
[email protected]

Oconcerto marcado para as 20h de hoje, no Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), é a oportunidade para o público ajudar o violinista sorocabano Rodrigo Zafani Quintana a realizar um sonho: concluir seus estudos em uma das melhores escolas de música dos Estados Unidos. O jovem, de apenas 20 anos, foi aprovado como bolsista na University of Southern Mississipi, mas ainda precisa levantar uma boa quantia em dinheiro para se manter no exterior por um tempo. "A bolsa que eu recebi custeia o curso, mas tenho que levar mais ou menos uns R$ 2 mil dólares para as despesas desses primeiros meses", reforça o músico, que embarca no próximo dia 15 para quatro meses de atividades antes do início das aulas. "Começo já no dia 19 aulas de inglês cedidas pela universidade, violino e músico de câmara, antes do ingresso na graduação."

O concerto de hoje, que tem caráter beneficente e ainda terá a participação do trio Arte Livre e camerata Corda Líbera, é apenas um de alguns eventos realizados com a função de arrecadar mais fundos para a viagem do jovem, que já tem no currículo trabalhos com a Orquestra do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, entre outros grupos, e pretende apresentar toda essa desenvoltura hoje, no palco.

"Vou tocar um repertório variado, terá de Chrysler à Tico-tico no fubá, Piazzolla, entre outros. Será um concerto não só para quem conhece esse tipo de música, mas também para quem não conhece muito, mas gosta de música", adianta Rodrigo que, mesmo com uma boa notoriedade no Brasil, tocando em diversos lugares com distintos projetos, decidiu aceitar o desafio da mudança por conta do conceito que a universidade do Mississipi tem. "É uma escola muito boa, amigos já falaram que lá o músico consegue evoluir muito em seus estudos. E eu sempre quis ter essa oportunidade de estuar fora, acredito que será uma grande experiência."

O início dessa história começou no final do ano passado, quando Rodrigo recebeu um convite para realizar um teste para a University of Southern Mississipi. Gravou um vídeo, mandou e, no final do março, soube que tinha passado e conseguido a bolsa de estudos. "No começo foi difícil, tivemos que planejar muita coisa, ainda está sendo muito difícil, mas meus pais não se opuseram, eles me apoiam", relata.

Formação

Nascido em Sorocaba, Rodrigo só foi se enveredar pelos lados da música quando estava morando em Mogi das Cruzes, por conta do trabalho do pai. Lá, ele começou a se interessar e a estudar música. "Comecei a ter aulas particulares, mas durou pouco tempo, pois logo voltamos a Sorocaba", conta. Quando voltou, se matriculou para estudar no Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), na Fundec. Foi lá que começou a ouvir elogios sobre seu desempenho e percebeu que estava no caminho certo. "A partir dali, notei que era aquilo que queria fazer na minha vida."

Em 2010, o músico começou a estudar no concorrido Conservatório de Tatuí, onde era bolsista da orquestra. De lá, começou a trilhar outros caminhos, sendo convidado para tocar em diferentes formações como a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com quem recentemente fez uma turnê pela Alemanha.

Serviço

O concerto beneficente com o violinista Rodrigo Zafani Quintana, trio Arte livre e camerata Corda Líbera acontece às 20h de hoje, no IHGGS. O ingresso custa R$ 15 e pode ser adquirido pelos telefones (15) 3411-9053 ou (15) 8829-9416, falar com Milton. O IHGGS fica na rua Dr. Ruy Barbosa, 84. Além Ponte.