Obra de Caciporé Torres é instalada próxima ao Jardim Mailasky
Uma das três esculturas do artista plástico Cacipóre Torres, adquiridas pelo Poder Público no início dos anos 1980, já está instalada no canteiro próximo ao Jardim Mailasky, na avenida Afonso Vergueiro, chamando a atenção de quem passa pelo local. "Essa obra não está sob a tutela do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), mas pedimos a gentileza de a prefeitura instalar próxima ao museu, já que temos um projeto de colocação de obras em espaços públicos como a do Gilberto Salvador no Chalé Francês e a de Ester Grinspum no canteiro em frente ao Chalé", conta a presidente do Macs, Cristina Delanhesi.
De acordo com a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), as duas outras peças se encontram no Barracão Cultura (prédio anexado à Casa do Turista), e no Parque dos Espanhóis. De acordo com a Secretaria das Parcerias (Separ), a obra hoje instalada no Parque dos Espanhóis será enviada ao Jardim Botânico em sua inauguração, onde ficará como peça permanente.
Para Caciporé (artista conhecido no mundo inteiro por suas esculturas expostas em espaços públicos), a cidade foi pioneira ao adquirir, naquele tempo, uma série de trabalhos dele, para serem distribuídos nos jardins do então recém-inaugurado Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. No entanto, não houve cuidado com as obras que acabaram tendo um destino diferente.
Na década de 1990, Cristina Delanhesi notou que as obras do artista se encontravam no subsolo da prefeitura, sendo usadas como poleiro de pato, e iniciou um processo de pedidos e ofícios, para que as peças fossem restauradas. Cristina conseguiu mobilizar a atenção do município, que solicitou o reparo das obras.
As esculturas passaram por um processo de restauro e reconstrução no ateliê do artista, em São Paulo, em meados de 2011, e chegaram a Sorocaba no segundo semestre do ano passado. "Mudei totalmente. Como o trabalho estava complemente arrasado, tinha virado sucata de terceira categoria, acrescentei cor e trabalhei meses seguidos nas peças, espero que sejam bem utilizadas", contou Caciporé na ocasião.