Vintena Brasileira e Hermeto Pascoal
Hermeto Pascoal até soltou as madeixas para reger a orquestra Vintena Brasileira na última quinta-feira no Sesc. Sim, o bruxo do som estava bem empolgado na noite que marcou a celebração dos 10 anos do grupo radicado em Sorocaba. Ele, convidado especial do show, não economizou elogios ao músico e maestro da formação, André Marques - que, inclusive, integra o grupo de Hermeto Pascoal. "Lembro quando esse pedacinho de gente, que chegou com 18 anos no nosso grupo, mostrou seu amor pela música. O André é um músico genial", exclamou.
Hermeto, que também assumiu em palco seu lado contador de histórias, veio acompanhado da mulher Aline Morena, que entrou em cena para cantar a música Parabéns a você. Além de contar diversas histórias, Hermeto tocou piano, escaleta e - para manter sua irreverência musical - sua chaleira. Como é de costume em suas apresentações, também colocou o público para cantar e fez questão que os músicos aplaudissem a "talentosa plateia". Aliás, o Teatro do Sesc estava lotado.
No repertório da noite, músicas compostas por André Marques e também composições de Hermeto Pascoal como Quiabo e Haja coração. "O Hermeto é nossa maior referência musical", frisou André.
Além dos músicos da atual formação, a apresentação (que durou mais de duas horas) contou com a participação de músicos que já participaram da orquestra ao longo desses dez anos de existência. A orquestra nasceu em 2003 do interesse dos músicos em aprofundar o que estudavam no Conservatório de Tatuí, onde André Marques é professor. Para atender esse clamor dos alunos, Marques criou então uma oficina de pesquisa sobre ritmos brasileiros que foi a base para a formação da orquestra. Com uma rotina semanal de ensaios, que acontecem na Oficina Cultural Grande Otelo, a Vintena está preparando seu terceiro CD, que trará arranjos de músicas de Milton Nascimento. (Juliana Simonetti)