Urbes diz que ajustes visam o equilíbrio do sistema
A Urbes - Trânsito e Transporte informou que ajustes na programação de horários de ônibus são frequentes em qualquer sistema de transporte coletivo, sendo motivadas tanto por solicitação dos usuários, aumento de percurso da linha, desvio no itinerário, alteração de ponto de ônibus e aumento ou redução de demanda. Somente neste ano, segundo a empresa, foi registrado até agosto uma média de 35 alterações de linhas por mês, o que demonstra que os ajustes são constantes para manter o equilíbrio do sistema de transporte coletivo.
Para alteração de horários e itinerários são avaliados situações como tempos de percurso, nível de conforto oferecido, tipo de pavimento, localização e quantidade de pontos de parada, tempos de semáforo, entre outros. As concessionárias que operam o sistema podem sugerir alterações, mas a autorização de qualquer mudança depende uma análise e autorização da Urbes. A empresa de transporte informou que no período de outubro de 2011 a setembro de 2013, houve um aumento de 181 viagens no sentido centro-bairro e 173 viagens no sentido bairro-centro em dias úteis, além do aumento de 175 viagens no sentido centro-bairro e 184 viagens no sentido bairro-centro aos sábados, e mais 106 viagens no sentido centro-bairro e 109 viagens no sentido bairro- centro aos domingos. "Isso demonstra que no mesmo período em que houve redução de viagens em algumas linhas tivemos em contrapartida a criação de 988 novas viagens", citou.
A Urbes citou como exemplo de redução as linhas 14 (Santa Rosália) e 53 (Éden) que tiveram no período de outubro de 2011 a agosto 2013, respectivamente uma queda 6,98% e 4,78% de passageiros transportados "fato que permitiu a redução de oferta, sem comprometer o nível de atendimento aos bairros." Outras linhas, em contrapartida, apresentaram variação positiva de demanda. A empresa de transporte citou como exemplo a linha 8 (Trujillo), que teve aumento de 26,04% de aumento de passageiros; a linha 29 (Hollingswoth), com 42,50% a mais de usuários; a linha 39/1 (Santa Esmeralda), com aumento de 58,51%, e a linha 48 (Aparecidinha / Castelinho), com alta de 9,55%.
Adequações
Segundo a empresa de transportes, o aumento na demanda também provocou alterações e desmembramentos de alguns itinerários. Esse é o caso da linha 71 (Campolim / Raposo Tavares), onde houve a necessidade de desmembramento da linha em razão do aumento expressivo de demanda (51,16%) e da dificuldade de circulação no trevo de acesso da Avenida Comendador Pereira Inácio com a Rodovia Raposo Tavares, que gerava insegurança e atrasos na linha. Com essa intervenção, a linha 71 passou a seguir direto para a região do Campolim e Shopping Esplanada e a linha 71/1 (Panorâmico) ficou exclusiva para atender a região do bairro Santa Fé e Shopping Panorâmico.
Na região do bairro Vitória Régia, citou a Urbes, onde houve uma rápida expansão demográfica, a linha 58/1 (Vitoria Régia / Jardim Cardoso / Sorocaba Park) não conseguia mais suprir a necessidade de deslocamento dos moradores. Para resolver o problema, justificou, a linha principal de itinerário objetivo (linha 58 Vitória Régia) deixou de operar e foram criadas duas linhas de apoio para distribuição da demanda e diminuição das distâncias de caminhada. "Com isso, a linha 58/1 recebeu o nome de Sorocaba Park / Santa Marina I e ficou exclusiva para atender os bairros Sorocaba Park, Santa Catarina I e Santa Marina I e criamos a linha 58/2 Jardim Imperatriz / Alpes de Sorocaba para atender os bairros Imperatriz, Alpes de Sorocaba, Herbert de Souza, Jardim Maria Elvira, Jardim Cardoso e Jardim J. S. Carvalho."
Demanda atual
Segundo a Urbes, em agosto deste ano o sistema transportou cerca 4,8 milhões passageiros em Sorocaba. A região com maior demanda de usuários é a zona norte (41%), seguida da zona oeste (22%), zona leste (13%), Zona Industrial (12%), zona sul (11%) e região central (2%). A remuneração das concessionárias pela Urbes é feita por passageiros transportados por meio de uma tarifa técnica, sendo que o valor médio por passageiro com base na tabela de junho de 2013 é R$ 2,979.
Horários reduzidos por linha * |
|
|
|
|
|
Linha |
2ª a 6ª feira |
Finais de semana |
3 - Nova Esperança |
3 |
- |
4 - Colorau |
6 |
14 |
12 - Guadalajara |
- |
8 |
13 - Sta. Isabel/Jd.Europa |
10 |
19 |
14 - Sta Rosália |
10 |
|
19 - Progresso |
11 |
- |
20 - Carol |
1 |
4 |
22 - Magnólia |
7 |
8 |
27 - Jd. S. Carlos/Jd. Estados |
10 |
20 |
28 - Mineirão |
7 |
1 |
31 - Cajuru |
2 |
- |
32 - Vila Haro |
14 |
6 |
34 - Aparecidinha/Terra |
- |
1 |
41 - Gonçalves |
- |
3 |
42 - Laranjeiras |
6 |
7 |
43 - Parada do Alto |
4 |
10 |
44 - Novo Mundo |
4 |
59 |
46 - Paineiras |
10 |
- |
51 - Green Valley |
4 |
6 |
53 - Éden |
5 |
11 |
55 - Rodrigo |
2 |
- |
58 - Vitória Régia |
3 |
- |
59 - Maria Eugênia |
12 |
- |
60 - Ouro Fino |
2 |
- |
61 - Iporanga |
- |
2 |
63 - Esmeralda |
4 |
- |
66 - Ipatinga |
2 |
19 |
67 - Ipanema das Pedras |
- |
4 |
72 - Bairro dos Carvalhos |
- |
4 |
76 - São Guilherme |
6 |
- |
77 - Santa Bárbara |
5 |
- |
79 - Policlínica |
- |
4 |
80 - Ufscar |
1 |
- |
101 - Rodoviária/Pça 9 de Julho |
- |
3 |
102 - Circular/Centro |
- |
12 |
103 - Centro/Hospitalar |
- |
2 |
181 - Quintais do Imperador/Ipatinga |
12 |
34 |
300 - Genebra/Inhaíba |
4 |
8 |
301 - Interbairros I |
- |
16 |
302 - Interbairros II |
10 |
42 |
303 - Interbairros III |
2 |
- |
304 - Interbairros IV |
- |
20 |
305 - Interbairros V |
5 |
- |
441 - Tatiana |
3 |
5 |
581 - Vitória Régia/Jd. Cardoso |
60 |
62 |
|
|
|
* Comparativo entre horários disponíveis em outubro de 2011 e setembro de 2013, considerados horários nos terminais e pontos finais em bairros. |
|
|
|
|
|
Horários ampliados por linha * |
|
|
|
|
|
Linha |
2ª a 6ª feira |
Finais de semana |
5 - Vila Carvalho/Fiori |
9 |
1 |
7 - Industrial/Vila Rica |
3 |
- |
8 - Trujillo |
18 |
- |
12 - Guadalajara |
2 |
- |
15 - Jd. S. Paulo/Jd. Capitão |
- |
1 |
16 - Angélica/Botucatu |
1 |
- |
18 - Quintais do Imperador |
4 |
19 |
21 - Lopes de Oliveira |
1 |
- |
25 - Itavuvu |
2 |
1 |
29 - Hollinsworth |
18 |
3 |
30 - Brigadeiro Tobias |
10 |
- |
34 - Aparecidinha/Terra |
2 |
- |
38 - Aparecidinha/Éden |
1 |
- |
39 - Aldeia dos Laranjais13 |
2 |
|
46 - Paineiras |
- |
2 |
48 - Aparecidinha/Castelinho |
25 |
1 |
52 - Cidade Universitária |
5 |
- |
58 - Vitória Régia |
- |
65 |
61 - Iporanga |
3 |
- |
65 - Campolim |
- |
12 |
70 - Novo Horizonte/Nova Sorocaba |
7 |
- |
71 - Campolim/Raposo |
43 |
82 |
73 - Júlio de Mesquita |
- |
9 |
77 - Santa Bárbara |
19 |
- |
78 - Sabiá |
- |
72 |
79 - Policlínica |
15 |
- |
301 - Interbairros I |
3 |
- |
303 - Interbairros III |
- |
1 |
320 - Tupã/Brigadeiro Tobias |
5 |
- |
391 - Santa Esmeralda |
19 |
- |
581 - Sorocaba Park/Santa Marina |
72 |
120 |
|
|
|
* Comparativo entre horários disponíveis em outubro de 2011 e setembro de 2013, considerados horários nos terminais e pontos finais em bairros. |
|
|