SOROCABA E REGIÃO

Atividades alegram crianças na Santa Casa de Sorocaba


Durante toda a semana a Santa Casa de Sorocaba realiza atividades em comemoração ao Dia das Crianças. A programação, com o tema Circo, destinada às crianças que estão internadas no setor de pediatria do hospital, teve na manhã de ontem a visita dos palhaços Pipoca e Fininho e a distribuição de algodão doce. No período da tarde, o palhaço Giló, que também se apresenta hoje, foi brincar com as crianças fazendo números de mágicas. A ala foi toda decorada pelos próprios funcionários e até mesmos por algumas mães com balões coloridos e fitas.

"Trazer esses momentos de descontração faz com que saia o clima pesado do ambiente hospitalar, ajuda na recuperação das crianças e na sua sociabilização. Deixa o momento tanto para o internado, quanto para a mãe mais leve", afirma Constança Ferreira, pediatra. Camila Soares Santos, chefe de enfermagem conta que a ação traz alegria para as crianças. "Elas se soltam mais. Queremos amenizar a dor e o cansaço, pois sabemos que não é nada fácil o que elas passam." Amanhã, um grupo de voluntários visitará as crianças no período da manhã. "Eles vão fazer pinturas faciais e arte em bexigas. Na parte da tarde, uma voluntária virá contar histórias para elas."

O palhaço Pipoca, que na vida real é o auxiliar de enfermagem Estevan Vieira de Moraes, conta da satisfação de poder despertar o sorriso nas crianças. "Nós conhecemos os bastidores de um hospital e sabemos o quanto é pesado para uma criança viver isso. Só de ficar perto deles e ver a mudança em seus rostos vale por qualquer esforço."

Mais eventos

Outros eventos em comemoração a data serão realizados em Sorocaba e região. Amanhã, a partir das 10h, na rua Projetada Seis, em George Oetterer, em Iperó, a Organização Não-Governamental Ação e Cidadania promoverá, além do evento em comemoração ao Dia das Crianças, a festividade de aniversário da organização, que atende crianças carentes da região. Também nesse dia, a Associação dos Moradores das Vilas Sabiá e João Romão fará, a partir das 9h, na praça da Vila Sabiá, um dia de atividades com as crianças do local.

Em Votorantim, a população poderá assistir no sábado, a partir das 14h, a apresentação do grupo Circo Show, na praça de Eventos "Lecy de Campos". Brinquedos infláveis, como tobogã e um campo de futebol aquático de 16 metros de extensão, também estão entre as atrações. Monitores da Secretaria de Cultura farão pintura facial nas crianças.

No domingo, o Via Viva traz a corrida Run Kids Saúde, uma parceria entre a Secretaria de Esportes (Semes) e Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP) e Hermes Running. Para participar o interessado deve fazer o cadastro pelo site da AASP,www.aaspatletismo.com.br . O material será entregue na avenida Dom Aguirre, em frente ao Terminal São Paulo, das 6h30 às 8h30. A largada está marcada a partir das 9h.