CADERNO DE DOMINGO

Serviço humanizado é uma tendência


 
O serviço de assistência às pessoas que passam pelo momento de luto no leito familiar precisam além do respeito, de ações sensíveis de atenção. "Precisamos sensibilizar. Ficar atentos aos mínimos detalhes. A maneira de falar, usar palavras dóceis. Atos como oferecer um café, um cobertor numa noite fria, devido a fragilidade deles faz toda diferença", relata a diretora da Jardim Cemitério Pax, Maria Alice Freitas. A meta é que as pessoas sintam-se em um local confortável, como se estivessem em casa. É o chamado atendimento humanizado.
"As pessoas não sabem como é esse momento até vivenciá-lo. Precisam enfrentar coisas burocráticas numa hora de fragilidade emocional, que não dá para tomar decisões financeiras que no futuro possam comprometer a qualidade de vida delas", completa Maria quanto à importância da compra antecipada de um jazigo para família.
O presidente da Ofebas, Luiz Gustavo Meiken, disse que há dois tipos de clientelas que procuram pelos serviços da empresa. Tem aquele que antecipa os trâmites fúnebres, já deixa tudo pronto para quando ele ou algum familiar morrer, e o consumidor que busca pelo serviço às pressas, pois alguém querido morre de última hora, e sob forte emoção, precisa definir detalhes sobre velório e enterro. "É um momento difícil para se tomar decisões. Torna-se um desgaste emocional a mais na situação de luto", ressalta Meiken. Preocupada com esses contratempos, a entidade desenvolveu uma cartilha para orientar as pessoas sobre os procedimentos para o uso do serviço funerário.
A Ossel, outra empresa sorocabana que presta serviços de assistência funerária, não deu detalhes quanto à sua atuação na cidade.
 
Preços das homenagens
O serviço funerário na Ofebas, por exemplo, é feito a partir de R$ 700 e as coroas custam desde R$ 80. O plano normal custa R$ 540, à vista, ou em 12 vezes sai a parcelas de R$ 50. A taxa de manutenção fica em R$ 20,20 por mês. Caso a pessoa tenha outro plano e se interessar pelo Pro Family, pode usufruir do programa de portabilidade que dá desconto na taxa de adesão. Neste caso, o acréscimo é de R$ 100, com manutenção R$ 20,20 por mês. Existe ainda o serviço gratuito, que é feito pela entidade após a pessoa comprovar a necessidade carência e real necessidade do serviço. (A.L.)
 
Cresce procura por auxílio funeral e seguro de vida
De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), a procura por auxílio funeral teve crescimento de 29,41% em julho deste ano, em relação ao mesmo mês de 2012. Esse serviço prevê cobertura das despesas incorridas com o sepultamento, em caso de falecimento do segurado. O produto movimentou R$ 18 milhões em prêmios, contra R$ 13,9 bilhões no ano anterior.
O seguro de vida segue como a modalidade com maior volume de prêmios emitidos. A carteira de vida movimentou R$ 859,9 milhões em julho no País, alta de 14,69% frente a igual mês de 2012. Esse mercado de seguros, que engloba produtos como o prestamista, educacional e de vida individual e em grupo, movimentou R$ 2,1 bilhões em julho, 18,96% a mais que o R$ 1,8 bilhão do mesmo mês do ano anterior. Nesses dois períodos, o mercado segurador pagou R$ 567,3 milhões em indenizações aos segurados, 7,95% a mais, conforme a FenaPrevi, entidade representante de 74 empresas que comercializam produtos de vida e previdência