São Bento atualiza e padroniza escudo, conforme estatuto
Rodrigo.gasparini
[email protected]
O modelo retrô -- alusivo à temporada de 1987 -- não será a única novidade do uniforme do São Bento para este ano. As novas camisas trazem estampado o novo escudo do clube, que foi aprovado em assembleia geral dos sócios realizada em outubro e divulgado somente agora, com a proximidade do início do Campeonato Paulista da Série A2. Entre as principais novidades do distintivo, estão a adoção da palavra "Clube", em português (em substituição ao termo "Club", utilizado até então) e a grafia por extenso do nome do time, eliminando a abreviatura "S. Bento". Um novo monograma com as letras ECSB também foi desenhado.
Os objetivos da alteração são padronizar o escudo e adequá-lo ao estatuto são-bentista. Um manual da marca está sendo elaborado e, quando concluído, ficará disponível no site do São Bento. Além do novo escudo, o documento trará detalhes também sobre o desenho da bandeira oficial.
O estatuto do São Bento prevê que a palavra "Clube" seja grafada em português no distintivo. Na prática, portanto, o time vinha jogando com um escudo desatualizado e que tinha a peculiaridade de possuir um termo em inglês entre as palavras de língua portuguesa. O assunto foi levado à assembleia dos sócios, que optou pela atualização do escudo. Aproveitando o tema, os participantes da reunião também definiram as outras alterações.
A sugestão das mudanças partiu de Guilherme Jonas Feliciano, militar da Aeronáutica, de 48 anos de idade. Sócio do São Bento e membro da associação Vamos Subir, Bento!, ele é um estudioso dos escudos são-bentistas ao longo da história e se incomodava com a falta de padronização. "A ideia de redesenhar foi para padronizar e oficializar o escudo. O estatuto não especifica como tem de ser, por exemplo, o espaçamento correto entre as palavras ou qual a proporcionalidade do tamanho da fonte", explica.
O trabalho durou cerca de dois meses e baseou-se principalmente no contexto histórico. Para definir o novo monograma, por exemplo, Guilherme baseou-se numa publicação do Cruzeiro do Sul de 1953, quando do primeiro jogo oficial do São Bento em Sorocaba, na era profissional. "Trabalhei com a ideia da sobreposição. Assim, toda letra passa uma vez por cima e uma vez por baixo de outra letra. A ideia foi não descaracterizar nada do distintivo, mas quis aproveitar o monograma mais bonito que já tivemos", afirma.
O novo monograma pode, inclusive, abrir mais possibilidades para o marketing do clube. O presidente do Conselho Deliberativo, William Alves, cogita a ideia de um terceiro uniforme em que apenas o próprio monograma fosse utilizado na camisa -- expediente já utilizado pelo Flamengo, por exemplo. "A gente teve o cuidado de fazer a sobreposição para, no futuro, podermos explorar mais o monograma", comenta. O próprio William, que é publicitário, auxiliou Guilherme na montagem do novo distintivo, sendo o responsável por passar a ideia do papel para o computador.
Bandeira
Após cem anos de história, o São Bento ganhará também uma bandeira oficial. Ela terá três faixas horizontais: as de cima e de baixo na cor azul e a do meio na cor branca -- esta, com o distintivo do clube.
A inspiração veio da bandeira espanhola. "Já vimos bandeiras de vários tipos, com listras horizontais e verticais. Mas vamos remeter para alguma coisa da vida do São Bento, fazendo uma homenagem à colônia espanhola, como forma de retribuição a tudo o que ela representou para o clube", diz Guilherme.