ESPORTES

Atuais elencos de Atlético Sorocaba e São Bento estão repletos de profissionais que "viraram a casaca"


Rafaela Gonçalves
[email protected]

Rodrigo Gasparini
[email protected]


Uma cidade, dois times e muita rivalidade. São Bento e Atlético Sorocaba já protagonizaram dérbis históricos, mas hoje estão em divisões diferentes e não se enfrentam desde o dia 8 de setembro de 2012. Na elite do futebol paulista, o Galo, equipe mais jovem do município, quer conquistar mais torcedores. E, para isso, a diretoria atleticana buscou reforços em todas as partes do País, inclusive no rival. Fato parecido ocorre no Bentão, que tenta retornar ao principal campeonato estadual.

Agora centenário, o Azulão não disputa um Paulistão desde 2007. Para jogar a Série A2 deste ano, o clube conta com a experiência de quem já passou pelo rival Atlético Sorocaba. Cinco jogadores e dois membros da comissão técnica que hoje vestem a camisa azul já estiveram do outro lado.

Um dos atletas é justamente o herói do acesso do Galo à Série A1 em 2012. Foi dele o gol de pênalti, marcado aos 54 minutos do segundo tempo, que decretou o empate por 2 a 2 com o União Barbarense e a vaga na primeira divisão. Agora, ele tem a missão de conduzir o Bentão pelo mesmo caminho.

Com 27 anos de idade, Helton já possui experiência suficiente para conhecer a pressão que sofrerá por jogar no principal rival do clube em que tornou-se ídolo. Na apresentação do elenco são-bentista, semana passada, o meia foi hostilizado por alguns torcedores do São Bento. Por isso, ele sabe que terá de jogar bem para não ter seu passado lembrado nas arquibancadas. "Não posso fazer menos aqui do que fiz no Atlético em 2012. Se eu não render o que a torcida sorocabana já viu, a cobrança vai ser bem maior e eu estou ciente disso", afirma.

Quem também já passou pela Fazenda Ipê e agora treina no CT Humberto Reale é o atacante Romarinho. Integrante do elenco que conquistou o acesso à Série A1, ele foi dispensado pelo Galo no final de 2012. Ao sair, criticou abertamente o Atlético em sua página no Facebook. "Muitas coisas erradas estão acontecendo dentro do clube, espero que vocês torcedores que amam o clube de verdade fiquem atentos para que pessoas que não entendem nada de futebol acabem com um clube que tem tudo para brilhar no cenário mundial", escreveu à época.

Depois de passar por Rio Claro e Guarani, ele voltou a Sorocaba, agora para defender o rival. "Agora temos de pensar só no São Bento e esquecer o Atlético", diz. Também hostilizado por parte dos torcedores que estiveram na apresentação oficial, ele já sentiu que, no lado azul, a pressão é maior. "Aqui é diferente. Mas isso é um motivo a mais para treinar e se dedicar."

O escolhido pela diretoria são-bentista para comandar o time nesta temporada é outro que tem relação estreita com o rival. Entre idas e vindas, o técnico Paulo Roberto Santos dirigiu o Atlético em quatro oportunidades, de 2007 a 2011. Em 2008, levou o Galo ao título da Copa Paulista. Quando foi apresentado no São Bento, em novembro, Paulo Roberto disse não se importar com as lembranças sobre suas passagens no rival. "Não tenho medo de comparações. São circunstâncias diferentes, divisões diferentes."

Outros ex-atleticanos que estão no elenco do São Bento são o zagueiro Marcos Paulo, o meia Givanildo, o atacante Tiago Tremonti e o auxiliar de preparação física Spencer Tamião.

Cacá atleticano

O lateral-esquerdo Cacá foi o único que fez o caminho contrário. Formado nas categorias de base do Azulão, Cacá fez parte do elenco principal do São Bento por mais de dois anos e, este mês, foi anunciado como contratado do Atlético Sorocaba.

Campeão da Série A3 pelo Azulão, Cacá se machucou no segundo jogo da Copa Paulista e não atuou mais. O atleta, que fez tratamento particular, acabou fazendo fisioterapia, em dezembro do ano passado, no Atlético. Foi quando iniciaram as conversas com o atual clube.

A mudança de clube já mexeu com as torcidas. "Um torcedor do São Bento encontrou a minha mãe e disse: "Seu filho é traíra, hein?" Ela não entendeu na hora e ele explicou que foi por eu ter mudado de time", contou.

"O período que eu passei pelo São Bento foi muito bom. Tive muitas alegrias lá. Mas, agora, estou feliz no Atlético e quero ajudar a equipe no Paulistão", discursa o lateral, que conta que o seu pai é são-bentista fanático. "Meu pai sempre foi muito ligado ao São Bento, colaborou com o clube durante muitos anos, mas agora ele torce para o Atlético também", afirmou.

A família de Cacá é dona do restaurante Tropical Grill, que nos últimos anos cedeu alimentação aos atletas do São Bento. Segundo o jogador, a parceria com o rival ainda existe. "Nada mudou. Meu pai ainda colabora com o São Bento", garantiu.