CRUZEIRINHO

Nas férias, cuidado com micoses da areia das praias e plays


Vocês sabiam que os fungos são estruturas simples que existem na natureza há milhões e milhões de anos? Pois é, são encontrados em todos os ambientes e estão sempre em contato com nossa pele. E às vezes, esse contato é a porta de entrada para que os fungos penetrem e provoquem uma infecção chamada micose, que é completamente diferente das infecções causadas por bactérias e vírus. Quase sempre as micoses desenvolvem-se na pele, no couro cabeludo e nas unhas, áreas mais úmidas, que se transformam no habitat ideal para os fungos se desenvolverem.
 
E as micoses exigem tratamento prolongado e persistente, sob a orientação de um médico dermatologista. Então a melhor forma de preveni-las é cuidar da higiene e evitar situações que possam favorecer a infecção por fungos. As praias, por exemplo, podem ser ambientes muito contaminados, com fungos deixados na areia pelos próprios frequentadores e é na areia que as pessoas mais se infectam. Geralmente, a preocupação é com os cachorros que transitam pelas praias. Eles podem ter fungos no pelo que contaminam a areia e infectam as pessoas.
 
Além disso as fezes e urina de cães e gatos transmitem o bicho geográfico, um verme que nada tem a ver com as micoses e provoca lesões que formam caminhos na pele e coçam muito. Então, na hora de brincar na praia ou no play, o recomendável é evitar o contato direto da pele da criança com a areia, principalmente quando ela se senta para brincar. Não é indicado às mães a retirada das fraldas das crianças. E sentar numa toalha ou numa esteira pode ajudar a prevenir infecções de vários tipos.
 
Outra recomendação é não deixar a criança descalça por muito tempo, especialmente nas áreas mais secas da areia, onde os fungos proliferam mais facilmente. A manutenção da higiene pessoal, com a limpeza adequada do corpo, também ajudam na prevenção. Deve-se secar bem o corpo após o banho, principalmente nas áreas de dobras, como região entre os dedos de mãos e pés, virilhas, axilas. Informações do portal www.drauziovarella.com.br.