Segunda geração do Peugeot 308 aprimora design e prazer de dirigir
Ao ser mostrada no Salão de Frankfurt no ano passado, a segunda geração do Peugeot 308 impressionou pelo visual atraente e o grande conforto interno. Tanto que o hatch médio francês tem conhecido o sucesso na Europa, mesmo sendo obrigado a encarar concorrentes fortíssimos, como Ford Focus e Volkswagen Golf. O novo 308 é o primeiro modelo da Peugeot a manter a mesma nomenclatura depois de mudar de geração. No caso, ele passou a ser construído com a plataforma modular EMP2 da PSA, que tem menor peso e maior a rigidez estrutural, que incrementa o comportamento dinâmico. A complexidade exigida na construção desse tipo de plataforma como linha altamente robotizada e solda laser pode inviabilizar por um bom tempo a produção do novo 308 na Argentina, em substituição ao modelo atual, produzido na grande Buenos Aires.
Na Europa, esta nova geração dispõe de nada menos que seis propulsores diferentes: três a diesel e três à gasolina. À gasolina são dois motores 1.2, um aspirado e um turbo, e o 1.6 THP presente em modelos da marca no Brasil, como o sedã 408, o cupê RCZ, o conversível 308 CC e o crossover 3008. Os motores são acoplados a câmbios manuais de cinco ou seis relações ou ao automático de seis velocidades. As versões diesel são de 1.6 litro e 2.0 litros, com potências entre 93 cv e 152 cv, com as mesmas opções de câmbio.
Comparado à atual geração vendida no Brasil, o novo 308 está 2 centímetros menor, ficou com 4,25 metros de comprimento, mas o entre-eixos foi ampliado em 1 centímetro e, agora, mede de 2,62 metros. Fora isso, o novo hatch da Peugeot recebeu muitas influências do compacto 208, como o chamado "i-cockpit" ou posto de condução interativo. Na cabine, o volante é menor que o convencional para que o painel de instrumentos elevado possa ser visto por cima dele. Há ainda um monitor central por onde se controlam facilmente os recursos do carro, ajustes, música e telefonia via Bluetooth. Os bancos são espaçosos e aconchegantes e ainda contam com um toque de esportividade.
No design externo, o novo Peugeot 308 tem um aspecto mais esportivo. Mas, ao mesmo tempo, é sóbrio e tem linhas limpas e agradáveis. Se não é extremamente chamativo, o carro também não passa despercebido. O principal destaque é o conjunto ótico, que abusa do uso de luzes diurnas de leds. O formato de farol faz lembrar o olhar de um felino. As grades apresentam traços secos e bem-acabados. A traseira é cortada rente e os eixos ficam mais próximos das extremidades. Rodas de 17 polegadas, de série, completam o desenho instigante do modelo. (Carlo Valente - InfoMotori.com/Itália e David Sharp - Auto Press)