CRUZEIRINHO

Troca de figurinha virou febre nacional


Telma Silvério
[email protected]
Quem não conhece alguém que esteja colecionando figurinhas relacionadas à Copa do Mundo? A maioria com certeza também sabe de pelo menos um ponto de troca de figurinhas repetidas em sua cidade. Além das bancas de jornais e praças públicas, é possível fazer trocas em vários estabelecimentos comerciais. Tem até shopping que virou ponto de encontro para esse fim. Vale tudo para ajudar nessa missão: completar o álbum oficial do Mundial 2014. Fato é que as figurinhas viraram febre praticamente em todo lugar. Mesmo a criançada não ficou de fora e entrou nessa onda. Não é raro encontrar rodas inteiras de adultos e jovens, e entre eles meninos e meninas.
Além da satisfação de ver o álbum ser completado a cada aquisição, as crianças falam do prazer em organizar as figurinhas e colocá-las em ordem crescente, inclusive com a ajuda de aplicativos em celulares e tablets. Até a oportunidade de conhecer mais pessoas é citada. Tudo isso tem a participação de familiares e amigos, pois quem coleciona afirma que a atividade une mais em casa. Muitas foram incentivadas e ganharam álbuns dos próprios pais e avós. A atividade ganhou tanta adesão que algumas escolas até permite a troca em intervalos, ou em dias e horários determinados.

Coleção e organização

Matheus Naoki Koga, de 9 anos, comemorou ao conseguir trocar 27 figurinhas na 1ª edição de trocas realizada no Shopping Plazza Itavuvu. Ele e o irmão Lucas Yuki Koga, 4, do Parque Campolim, foram levados pelo avô Emílio Gomes. Matheus já havia trocado algumas na escola em que estuda. "Estudo no Objetivo do Campolim. Lá eles deixam trocar de sexta-feira." Em 2010, Matheus conseguiu completar seu primeiro álbum da Copa, com a ajuda de seu avô. Já Samuel Dias Graciano, 7, do Jardim Pacaembu, está completando seu primeiro álbum com a ajuda de seu pai, Marco Aurélio Granado. "Gosto de colocar em ordem antes de colar, e as repetidas também", explica.
Embora tenham o mesmo nome: Ana Beatriz Ribeiro, 9, e Ana Beatriz Mello Ermolenco, de 8, se conheceram recentemente por conta das figurinhas. Ambas estiveram no shopping para trocar. Ana Beatriz Mello diz que está se divertindo. Até seu irmão mais velho, o Henrique, 17, prometeu comprar figurinhas para ajudar. Ana Beatriz Ribeiro conta que seu irmão de 21 anos, Joan, tem álbum, mas mora em outra cidade. Ela se diz torcedora do São Bento e até assistiu um dos jogos. "Fui com as minhas amigas da escola." O Vitor da Costa Ferreira, 11, do Ipanema das Pedras, afirma que o aplicativo instalado em seu celular facilita na coleção, pois não precisa sair sempre com as figurinhas.
Antes de terminar a Copa - começa dia 12 de junho e vai até dia 13 de julho -, o garoto Marcus Vinícius Vieira da Cruz, 10, do Jardim São Conrado, pretende estar com seu álbum completo. "Esse é meu primeiro. É legal colar cada figurinha que a gente consegue trocar. Hoje troquei 15." A estudante Eduarda Pera Theodoro, 14, do Wanel Ville, conta que seu primeiro álbum, de 2010, ficou incompleto, mas nesta Copa ela pretende completar antes de começarem os jogos. Eduarda é fã do ex-jogador do Corinthians, o Paulinho, que faz parte da Seleção Brasileira. Ela até conheceu o jogador pessoalmente. "Já tenho a foto dele colada no álbum. Consegui com as primeira figurinhas."
Para Maria Luisa Bessani Hawthorne, 13, da Vila Carvalho, a saga em busca de figurinhas acabou 40 dias antes do Mundial, pois conseguiu completar seu álbum. "Em 2010 também consegui e tenho o álbum em casa. No futuro vou poder mostrar para os meus filhos e até netos. Acho que vai ser legal lembrar da infância assim."

Álbum da Copa do Mundo da Fifa 2014

Ao todo são 649 figurinhas que trazem selos da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Além de figurinhas da mascote do Mundial no Brasil, o tatu-bola batizado de Fuleco, o álbum traz imagens dos estádios que receberão os jogos, escudos de cada seleção, formação das equipes e fotos individuais dos jogadores. Nas redes sociais, as gravuras estão entre os assuntos mais comentados.

Confira alguns pontos de troca de figurinhas:

* Banca Isquierdo
Rua Coronel Nogueira Padilha 520, Vila Hortência
* Banca de Jornais e Revistas
Rua Walter Luiz D"Ávila, 20, Central Parque
* Praça Olinda de Castro Afonso (Praça do Truco)
Avenida Arthur Bernardes, 100-800, Vila Progresso
* Shopping Plaza Itavuvu (praça de alimentação)
Avenida Itavuvu, 2.182, Jardim Maria Antônia Prado
* Banca do Nascimento (frente à padaria)
Avenida São João, 1332, Parque Bela Vista, em Votorantim