CULTURA

Pintura popular brasileira é destaque de mostra em São Paulo



Obras que mostram a riqueza das pinturas populares brasileiras estão na exposição Tesouro escondido: a pintura popular brasileira, que fica aberta ao público até o dia 23, na galeria Brasiliana, na Capital. A mostra apresenta obras selecionadas a partir do acervo de colecionadores dedicados ao tema e, de acordo com o organizador e curador, Roberto Rugiero, contempla um número considerável de artistas brasileiros, de diversas localidades. "O objetivo da exposição é apresentar um painel significativo da nossa pintura popular a partir de acervos de colecionadores, promovendo e valorizando essa riqueza presente nas coleções participantes, com diferentes linguagens e técnicas, em um painel demonstrativo da nossa beleza e diversidade", reforça Rugiero.

A mostra conta com 55 telas de 36 pintores contemplando 14 estados do país, apresentando um painel histórico, atual e representativo da pintura popular brasileira. São eles: Acaeba, Adir Sodré, Agostinho de Freitas, Alcides Pereira, Alexandre Filho, Alex dos Santos, Alina Lins, Aurelino, Cincinho, Chico da Silva, Costa Leite, Eliza Mello, Ernane Cortat, Geraldo de Andrade, Geraldo Silva, Heitor dos Prazeres, Irene, Isaac Saraiva, Ivan Moraes, Jair Gabriel, Jesuíno L. Ribeiro, João Pilarski, José Assunção, Jota Borges, Lorenzato, Marcos Garcia, Miriam, Nilson Pimenta, Ranchinho, Romero de Andrade, Romido de Andrade, Rosa Maria, Sérgio Vidal, Tarcísio de Andrade, Vicente Ferreira e Zica Bergami.

A galeria Brasiliana fica na rua Cardoso de Almeida, 1.297, Perdizes, São Paulo, e abre ao público de segunda a sexta-feira das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 13h. A entrada é gratuita. Outras informações: www. galeria brasiliana.com.br e www. pintura popular.com.br