Atividades na Grande Otelo refletem sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil
Com uma série de atividades que trazem como tema os 50 anos do golpe militar no Brasil, o projeto Pra não dizer que não falei das flores é um dos destaques da programação do terceiro trimestre de 2014 da Oficina Cultural Grande Otelo.
Na programação geral da Oficina Cultural de Sorocaba, ao todo, serão oferecidas mais de 400 vagas para atividades que incluem oficinas, palestras, shows, entre outras, e cujas inscrições abrem já na próxima terça-feira, dia 15.
De acordo com os responsáveis pela programação, a agenda pretende discutir o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), com atividades nas áreas de cinema, artes visuais, teatro, música, artes plásticas, fotografia e performance. Eles ainda destacam o workshop de introdução à crítica de cinema, que a cineasta Renata Saraceni, sobrinha do cineasta Paulo Cezar Saraceni, dará de 5 a 18 de agosto. O workshop propõe traçar um panorama do cinema mundial, destacando especialmente a maneira de olhar e de perceber a linguagem cinematográfica, condição essencial para um bom desenvolvimento da crítica.
Entre os profissionais responsáveis por workshops e oficinas, muitos artistas e pesquisadores de Sorocaba. Outro destaque é que duas atividades ocorrerão fora do prédio da oficina, sendo ministrado nos Territórios Jovens do Maria Eugênia e do Jardim Ipiranga. Todas as atividades são gratuitas. Confira as oficinas, cursos e workshops que necessitam de inscrições com antecedência. A programação completa de julho a setembro está disponível no site www.oficinas culturais.org.br.
PROJETO: PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES... - A programação pretende discutir o período da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985), com atividades nas áreas de cinema, artes visuais, teatro, música, artes plásticas, fotografia e performance.
Cinema de quinta - Filmes de primeira
Dia 31 de julho, quinta-feira, às 19h: exibição e debate do filme: Vlado, 30 anos depois. O filme foi realizado em 2005, nos trinta anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, preso e torturado nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo. Coordenação de João Batista de Andrade, diretor do filme.
Público: jornalistas, professores, cineastas e demais interessados. Inscrições: 15 a 30 de julho. Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.
Oficina de charge: Desenho da resistência
De 6 de agosto a 24 de setembro, às quartas-feiras, das 18h30 e 21h30. Coordenação: Flavia Aguilera. Olhar e analisar a produção da charge durante a Ditadura Militar será o ponto de partida desta oficina, que propõe trabalhar a linguagem do desenho como ferramenta de resistência e crítica social. Serão abordadas técnicas de composição, proporção, cores e debates sobre a sociedade contemporânea. Público: artistas plásticos, desenhistas e interessados que possuam noções básicas de desenho. Inscrições: 15 de julho a 1 de agosto. Seleção: carta de interesse. 20 vagas
Oficina: Arte conceitual brasileira - A Ditadura e as artes plásticas nos anos 1970
De 6 de agosto a 24 de setembro, quartas-feiras, das 18h30 às 20h30. Coordenação: Larissa Gallep. A oficina volta-se para o estudo da relação e da ruptura entre arte e Estado durante os anos da Ditadura Militar brasileira, destacando o trabalho de artistas conceituais como Cildo Meireles, Arthur Barrio e Antônio Manuel.
Público: universitários e interessados que possuam noções básicas de história da arte. Inscrições: 15 de julho a 1 de agosto. Seleção: carta de interesse. 20 vagas
Palestra: Driblando o sistema - Um panorama das artes visuais brasileiras durante a Ditadura Militar
Dia 20 de agosto, quarta-feira, das 19h às 21h. Palestrante: Felipe Scovino. A palestra coloca em perspectiva os mecanismos de produção das artes visuais brasileiras frente à situação política de repressão vivida no país durante o período da repressão, e analisa a forma como os artistas se esquivaram dos órgãos de vigilância e controle.
Público: artistas, estudantes de artes visuais, professores e jornalistas. Inscrições: 15 de julho a 20 de agosto. Seleção: primeiros inscritos. 30 vagas
Oficina de fotografia: Praças, ecos da liberdade
De 5 a 30 de agosto, terças-feiras, das 18h30 às 21h30, e sábados, das 14h às 17h. Coordenação: Beto Rocha. Os participantes irão desenvolver um ensaio fotográfico na região central da cidade, palco de manifestações populares, levando em consideração uma reflexão sobre o papel das ruas e praças na deflagração dos conflitos que resultaram no Golpe Militar de 1964.
Público: interessados a partir de 18 anos que possuam máquina fotográfica. Inscrições: 15 de julho a 2 de agosto. Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas
Oficina de canto cênico: A canção na Ditadura Militar
De 28 de julho a 29 de setembro, segundas-feiras, das 14h às 17h. Coordenação: Fernanda Maia. A oficina propõe a análise de canções da música popular brasileira da época da ditadura militar, relacionando aspectos estéticos e históricos da produção musical, a partir de técnicas vocais e mimeses corpóreas de imagens fotográficas referentes à época.
Público: atores, cantores, arte-educadores, estudantes e interessados em geral a partir de 16 anos. Inscrições: 15 a 23 de julho. Seleção: carta de interesse e currículo. 20 vagas
Oficina de performance: Memória da matéria - ações poéticas para não esquecer
De 1 de agosto a 26 de setembro, sextas-feiras, das 18h45 às 21h45. Coordenação: Outroluiz. O objetivo é discutir esse período, por meio de ações performáticas que se relacionam com o tema e entrelaçam-se com dados autobiográficos.
Público: atores amadores, bailarinos, performers, pesquisadores, estudantes universitários e músicos. Inscrições: 15 a 26 de julho. Seleção: carta de interesse. 20 vagas
Oficina de teatro: 50 anos que mudaram um País
De 7 de agosto a 25 de setembro, quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Coordenação: Mario Pérsico. Esta oficina apresentará uma dramaturgia com cenas criadas a partir de textos e músicas representativas do período da ditadura militar, propondo uma experimentação e reflexão critica.
Público: adolescentes a partir de 14 anos, com prévia experiência em teatro e interessados em estabelecer um processo de criação colaborativa. Inscrições: 15 de julho a 2 de agosto. Seleção: carta de interesse. 20 vagas
ARTES PLÁSTICAS
Oficina: Arthur Bispo do Rosário, a transcendência do convencional
De 12 de agosto a 30 de setembro, terças-feiras, das 18h30 às 21h30. Coordenação: Júlio Veredas. A oficina propõe um breve estudo e experimentação plástica a partir da obra do artista, e trará aos participantes subsídios para reflexão a respeito da polêmica discussão sobre o tema Arte da Loucura.
Público: interessados em artes plásticas com algum conhecimento ou habilidades manuais a partir de 14 anos. Inscrições: 15 de julho a 11 de agosto. Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas
AUDIOVISUAL
Workshop de introdução à crítica de cinema
De 5 a 19 de agosto, terças-feiras, das 18h30 às 21h30. Coordenação: Renata Saraceni. O workshop propõe traçar um panorama do cinema mundial, destacando especialmente a maneira de olhar e de perceber a linguagem cinematográfica, condição essencial para um bom desenvolvimento da crítica. Serão trabalhados curtas-metragens, trechos de longas-metragens e leitura de textos importantes para o aprimoramento da capacidade analítica de uma linguagem em constante evolução. Os participantes também poderão participar da curadoria de uma mostra a ser realizada na oficina.
Público: estudantes de cinema, jornalistas e interessados em geral. Inscrições: 15 a 31 de julho.Seleção: carta de interesse. 20 vagas
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Oficina: Da boca pra fora e na ponta da língua
De 2 a 24 de setembro, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30. Coordenador: Zé Bocca. A atividade, destinada a educadores, destacará a importância da oralidade no processo de educação e aprendizado, inspirando ações educativas, culturais, sociais e estéticas. Apresentará a narração oral como ponte fundamental entre o livro e a leitura, contribuindo de forma importante na formação de leitores. Público: professores e estudantes de pedagogia acima de 18 anos. Inscrições: 15 de julho a 26 de agosto. Seleção: carta de interesse. 20 vagas
FOTOGRAFIA
Oficina: A rede cibernética - fotografia e conhecimento
De 7 de agosto a 25 de setembro, quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Coordenação: Tiago Macambira. A oficina proporcionará a troca de experiências entre os participantes, permitindo o desenvolvimento de conceitos e técnicas que auxiliem na percepção e na produção de imagens.
Público: fotógrafos amadores a partir de 16 anos. Inscrições: 15 de julho a 6 de agosto. Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas
MÚSICA
Oficina de música para educadores
Dias 5 a 27 de agosto, terças e quartas-feiras, das 18h45 e 21h45. Coordenação: Adriano Nunes. A oficina propõe explorar a iniciação musical feita por meio de jogos de improvisação, escuta atenta, canções e brincadeiras, potencializando o conhecimento do professor e sua aplicabilidade em sala de aula.
Público: professores. Inscrições: 15 a 31 de julho. Seleção: carta de interesse. 20 vagas.
TEATRO
Workshop: Escrever é traduzir ideias em palavras
De 15 a 29 de julho, terças e sextas-feiras, das 18h45 às 21h45. Coordenação: Sueli Aduan. O workshop propõe desenvolver técnicas que permitam ao participante traduzir ideias em palavras. Como resultado final, será produzido um texto para o espetáculo Cenas possíveis.
Público: interessados a partir de 16 anos. Inscrições: 1 a 10 de julho. Seleção: carta de interesse. 10 vagas
Workshop de interpretação teatral
De 7 de agosto a 4 de setembro, quintas-feiras, das 18h45 às 21h45. Coordenação: Niany Nicoley .A ideia é proporcionar, de forma lúdica, conhecimentos básicos sobre habilidades interpretativas e estimular a prática teatral. Os participantes poderão acompanhar o processo de montagem do espetáculo Cenas possíveis.
Público: interessados a partir de 14 anos. Inscrições: 15 de julho a 6 de agosto. Seleção: primeiros inscritos. 10 vagas
Laboratório de criatividade: Criação de figurinos e adereços
De 13 de agosto a 10 de setembro, quartas-feiras, das 18h45 às 21h45. Coordenação: Daniela Jara. Este workshop alia conhecimentos e técnicas da arte e da moda a fim de capacitar os participantes para a criação conjunta de figurinos e adereços para um dos monólogos do espetáculo Cenas possíveis.
Público: interessados em geral. Inscrições: 15 de julho a 9 de agosto. Seleção: carta de interesse. 10 vagas
Workshop de trilha sonora
De 19 de agosto a 16 de setembro, terças-feiras, das 18h45 às 21h45. Coordenação: Rolando Beltran. Este workshop estimulará a criação musical com foco na composição de uma trilha sonora para um dos monólogos do espetáculo Cenas possíveis.
Público: estudantes de música. Inscrições: 1 a 15 de agosto. Seleção: carta de interesse. 10 vagas
Simpósio - Um relato lírico do negro brasileiro
Dia 16 de julho, quarta-feira, das 19h às 21h. Coordenação: Marco Antonio, do grupo Trança de Teatro. O evento integra o projeto Cantação de histórias, formado por simpósios temáticos e pelo espetáculo Dãodão trabalho e solidão. No encontro, será feita uma explanação do contexto histórico do povo negro até nossos dias, entremeada por canções de referência.
Público: artistas, jornalistas, educadores e estudantes de artes cênicas, história e música. Inscrições: 1 a 15 de julho. Seleção: primeiros inscritos. 30 vagas
Oficina: Stanislavski, Brecht, Artaud e Grotowski
De 6 de agosto a 24 de setembro, quartas-feiras, das 18h30 às 21h30. Coordenação: Carlos Doles. Esta oficina propõe a experimentação cênica, ao apresentar técnicas e discutir os principais conceitos da prática teatral sob o olhar de importantes nomes do teatro moderno. Público: atores amadores, estudantes de teatro e performers. Inscrições: 15 de julho a 2 de agosto. Seleção: carta de interesse. 20 vagas
ATIVIDADES EXTERNAS
Workshop: Cinema digital no Território Jovem do Maria Eugênia
Dia 20 de agosto, quarta-feira, das 14h às 17h. Coordenação: Cleiner Micceno. A partir da exibição de curtas-metragens produzidos nas oficinas de vídeo com o tema Narrativas fantásticas, o workshop dará orientações sobre técnicas simples e eficazes para produção de cinema e vídeo com usos de câmeras de celulares e fotográficas.
Público: jovens, líderes comunitários, educadores e demais interessados. Inscrições: 15 de julho a 19 de agosto. Seleção: primeiros inscritos. 25 vagas. Local: Território Jovem: rua Sotero José do Bonfim, 171 - Jardim Maria Eugênia
Workshop: Cinema digital no Território Jovem do Jardim Ipiranga
Dia 22 de agosto, sexta-feira, das 14h às 17h.Coordenação: Cleiner Micceno. A partir da exibição de curtas-metragens produzidos nas oficinas de vídeo com o tema Narrativas fantásticas, o workshop dará orientações sobre técnicas simples e eficazes para produção de cinema e vídeo com usos de câmeras de celulares e fotográficas.
Público: jovens, líderes comunitários, educadores e demais interessados. Inscrições: 15 de julho a 21 de agosto. Seleção: primeiros inscritos. 25 vagas. Local: Território Jovem: avenida Elias Maluf, 1.080 - Jardim Ipiranga
Serviço: A Oficina Cultural Grande Otelo fica na praça Frei Baraúna, s/nº, Centro