Alfa Romeo lança versão "apimentada" nos 60 anos do hatch
Números redondos são sempre bons pretextos para edições comemorativas. No caso do Alfa Romeo Giulietta, são seis décadas desde sua primeira unidade em 1954. Para esta efeméride, a fabricante milanesa criou uma versão Quadrifoglio Verde para seu hatch médio. O modelo se distingue de outras configurações pela personalidade decididamente agressiva e motorização já de acordo com a legislação Euro 6.
Sob o capô, o Giulietta Quadrifoglio Verde é equipado com o mesmo motor do esportivo compacto 4C da Alfa Romeo. Trata-se do novo 1.75 litro turbo com injeção direta de gasolina e base de alumínio, capaz de atingir 240 cv e 34,7 kgfm de torque máximo. Ele é combinado com a transmissão de dupla embreagem e seis velocidades. E para aquecer as vendas e entregar exclusividade aos primeiros compradores, a marca italiana criou uma edição ainda mais especial, a "Launch Edition", com apenas 999 exemplares numerados e cujo preço foi fixado em 38.750 euros, o equivalente a R$ 117.240.
A edição se diferencia por contar com itens específicos, como spoiler e capa dos retrovisores em fibra de carbono, saias esportivas e rodas de liga leve exclusivas de 18 polegadas de cinco raios. Externamente, há um trevo de quatro folhas verde localizado acima dos para-lamas dianteiros e a base dos retrovisores, maçanetas, grade dianteira e moldura de farol de neblina são em preto acetinado. O visual esportivo é acentuado pelas fartas saídas de escape e pinças de freio vermelhas.
O interior é todo preto, com um quadro de instrumentos exclusivo e a inscrição QV. Já os bancos são revestidos em couro e alcântara. O volante multifuncional também leva couro, mas sobressai a costura contrastante em branco. A mesma combinação é feita na alavanca do câmbio e no freio de mão, sendo que uma terceira cor é utilizada na costura: verde ou vermelha. Para a carroceria, estão disponíveis três tonalidades diferentes: duas de vermelho e uma em cinza fosco. Tudo no Giulietta Quadrifoglio Verde exalta a vocação esportiva que a marca italiana quis dar ao hatch nesta nova versão. (por Carlo Valente do Infomotori.com/Itália com Márcio Maio - Auto Press)
Um esportivo para uso diário
Vicenza/Itália - O motor 1.75 litro turbo a gasolina de 240 cv causa uma grande impressão no Giulietta Quadrifoglio Verde. O propulsor torna o hatch mais elástico e valente. É possível levar o modelo até os 244 km/h e fazer zero a 100 km/h em redondos 6 segundos em comparação com a versão antecessora, esse resultado é 0,8 s melhor. A evolução se deve, entre outros fatores, ao seletor de modos de condução, que permite maximizar as qualidades do modelo em relação a conforto, desempenho, segurança e eficiência.
O som do motor de 1.742 cm3 é emocionante e seu sistema de frenagem responde de maneira excepcional. O Alfa Romeo Giulietta Quadrifoglio Verde é um esportivo que pode dar emoções reais ao condutor mesmo não se tratando de uma configuração tão radical, se comparada a outros carros mais "enfurecidos". Na verdade, trata-se de um veículo que combina plenamente com o uso diário. E esse pode ser um grande ponto a favor para o modelo, mesmo depois de encerradas as unidades especiais da "Lauch Edition". (por Carlo Valente do Infomotori.com/Itália exclusivo no Brasil para Auto Press)
Ficha Técnica
Alfa Romeo Giulietta Quadrifoglio Verde Launch Edition
Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, longitudinal, 1.742 cm3, biturbo, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote, duplo comando variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 240 cv a 5.750 rpm.
Torque máximo: 34,7 kgfm a 2 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 6 segundos.
Velocidade máxima: 244 km/h.
Diâmetro e curso: 83,0 mm ¿ 80,5 mm. Taxa de compressão: 9,25:1
Suspensão: Dianteira do tipo MacPherson com junta em alumínio com barras estabilizadoras. Traseira multilink com quadro auxiliar e triângulos de alumínio e barra estabilizadora. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 225/40 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS.
Carroceria: Hatch em monobloco com duas portas e cinco lugares. Com 4,35 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais e laterais.
Peso: 1.320 kg.
Produção: Cassino, Itália.
Lançamento desta versão: 2014.
Itens de série: Ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, seletor de modo de direção, câmbio automatizado com comandos no volante, sistema de som com display touchscreen de 6,6 polegadas, navegador e entrada para cartão SD, pedaleiras em alumínio, volante com regulagem de altura e profundidade.
Preço na Europa: 38.750 euros, cerca de R$ 117.240.