Variedade de sabores conquista os consumidores
Marcelo Roma
marcelo.roma@ jcruzeiro.com.br
As pizzarias de Sorocaba se adaptam às inovações e lançam sabores variados. Não é reinventar a pizza, que em seu formato tradicional tem adeptos fiéis na cidade. Nos finais de semana e vésperas de feriados, dias de maior volume de vendas, as principais pizzarias ficam cheias e não há descanso nos serviços de delivery, com entregadores em motocicletas. Sorocaba ficou conhecida como precursora do delivery, na década de 80. A estimativa do setor é que na cidade sejam consumidas cerca de 600 mil pizzas por mês. O alimento, de origem italiana e que tem o costume de ser consumido mais à noite, se mantém como opção de refeição rápida e prazerosa, com a família ou amigos.
Donos de pizzarias e pizzaiolos experimentam novos ingredientes, a fim de ampliar o cardápio além das mais conhecidas, que são marguerita, portuguesa, frango com catupiry e calabresa, entre outras. Estas continuam tendo preferência dos clientes, mas outros sabores aos poucos vão ganhando espaço, diz o proprietário da pizzaria Aspásia, Osmar Perillo Júnior. "A linha gourmet traz combinações com ingredientes especiais, como pinolis (castanhas) e queijo grana padano". A pizza de escarola vem numa nova versão na Aspásia, com pedaços crocantes de bacon, e que tem feito sucesso entre os clientes, conforme Perillo. Para ele, as novas combinações de pizzas ampliam o cardápio para aqueles que querem sabores diferenciados.
A Aspásia tem duas unidades em Sorocaba, no Centro e no shopping Granja Olga. Além de salão para degustação na própria pizzaria, possui serviço de delivery. O proprietário lembra que algumas combinações, mais exóticas, não dão certo e por isso é preciso ter critérios para acrescentar um novo tipo de pizza ao cardápio. A de estrogonofe, por exemplo, que poderia ser uma combinação duvidosa, se mostrou muito saborosa e tem sido uma das preferidas dos clientes da Aspásia. Segundo Perillo, a de filé mignon com catupiry também está entre as preferidas, apesar de algumas pessoas estranharem a mistura de ingredientes, que não tem tradição na culinária italiana, mas se destaca como uma combinação tipicamente brasileira.
De acordo com o proprietário da Aspásia, não há como deixar de oferecer as tradicionais marguerita, portuguesa e caprese, que continuam a ser apreciadas. Entre as novas opções está o panini, feito com uma massa fina de pizza, em formato quadrado e dobrada, com o recheio por dentro. O panini é servido individualmente, como entrada, explica Perillo.
As duas unidades da Aspásia funcionam durante o almoço, mas com outros pratos, pois nesse horário não há pizzas. Segundo o proprietário, não há costume de servir pizzas no horário do almoço, a não ser em praças de alimentação de shopping centers. É algo que ocorre mais no Estado de São Paulo. Em Curitiba, há pizzarias que abrem também na hora do almoço, diz Perillo.
Segundo o empresário, os finais de semana e vésperas de feriados são os dias de maior movimentação, para entregas e consumo no salão. Nas quartas, muitas pizzarias têm o rodízio, assim como na Aspásia. De acordo com Perillo, para quem quer praticidade ou está cansado depois de um dia de trabalho, o delivery é a maneira mais cômoda. Os pedidos são feitos pelo telefone. O site da Aspásia na internet auxilia na divulgação das opções de pizzas, horário de funcionamento e outras informações. Geralmente, quem liga já escolheu pelo site.
Perillo considera que, apesar da praticidade do delivery, a ida à pizzaria é um programa agradável para a família ou grupo de amigos. Por isso, há espaço para crianças. Na pizzaria do Centro foi montado, inclusive, um playground. "É o momento de relaxamento para a família. Temos que pensar no conforto e tranquilidade dos pais".
A pizzaria Fratellos, da Vila Jardini, atende exclusivamente pelo delivery. Segundo o proprietário, Alcides Peixoto dos Santos, há outra com o mesmo nome, na Vila Hortênsia, que pertence ao cunhado da esposa. Para Santos, é preciso sempre apostar em novos sabores. Ele cita a pizza romana, a quatrino e a de alho poró, que foram combinações criadas na própria pizzaria e que tiveram boa aceitação. A romana leva berinjela, muçarela e azeitonas.
Santos pretende montar, em breve, o atendimento de pedidos pela internet. Atualmente, só pelo telefone. Ele prepara a opção para os clientes pelo site. "Será necessário um cadastramento prévio. Mas isso deve facilitar a entrada dos pedidos", avalia. Conforme Santos, o movimento é maior nas sextas, sábados, domingos e feriados, e há horários de pico, com a pizzaria funcionando a todo vapor.
Além de incrementar o serviço de entrega, com os pedidos chegando on-line, pela internet, Santos tem plano de montar um salão na pizzaria. "Muita gente que recebe em casa pede que a gente tenha um local próprio. Por isso estamos providenciando um espaço maior."