Prefeitura de Salto retira 6,6 t de lixo do rio Tietê
Foram retiradas 6,610 toneladas de resíduos sólidos durante a primeira etapa de limpeza do rio Tietê, encerrada ontem no município de Salto. O trabalho foi concentrado nas proximidades da ponte pênsil e da antiga fábrica de tecidos, pontos turísticos da cidade. O próximo desafio será retirar o lixo acumulado tanto no outro lado da margem quanto no Parque de Lavras, onde está instalado o monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat.
O secretário do Meio Ambiente de Salto, João De Conti Neto, esteve ontem no local para uma operação pente-fino. O objetivo era visitar novamente os locais já limpos na tentativa de encontrar algum resíduo que não foi retirado.
A próxima etapa será limpar a outra margem do rio, visto por quem passa pela ponte pênsil. O trabalho deverá começar na próxima segunda-feira, mas ainda não foi definida a forma de retirada do lixo. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Salto, uma possibilidade será a utilização de tirolesa para transportar os sacos cheios de resíduos sólidos.
A última parada será o Parque de Lavras, outro ponto turístico de Salto. No local há um prédio antigo, situado à margem do rio, e lá estão armazenados os resíduos.
A maior parte desses resíduos é formada por garrafas PET e pedaços de madeira. Os materiais já retirados estavam retidos entre as pedras devido ao baixo volume de água provocado pela estiagem. (Giuliano Bonamim)